Lendo a Bíblia para Transformação

Há um ditado inteligente que você pode ter ouvido:

Tenho seis amigos que me ensinaram tudo o que sei –

O quê, Onde e Por quê
Como, Quando e Quem

Vamos usar essas perguntas para refletir juntos sobre como abordamos as Escrituras como seguidores de Jesus.

Primeiro, o que são as Escrituras? As Escrituras são a Palavra de Deus – a principal forma pela qual Ele fala conosco. A Bíblia é a obra literária mais vendida, amplamente conhecida e traduzida no mundo. É uma biblioteca incrível de 66 livros escritos por mais de 40 autores diferentes ao longo de cerca de 1500 anos. No entanto, a Bíblia possui continuidade e um tema central. O cumprimento de suas muitas profecias é apenas uma das provas de sua veracidade. Gênesis 1-11 nos conta como a vida começou e responde a muitas das grandes questões da existência. O restante do Antigo Testamento narra a história do povo de Deus, como surgiu e sobre o Messias, cuja vinda eles aguardavam ansiosamente. O Novo Testamento conta a história da vinda de Jesus, o Messias, sua vida, morte e ressurreição, como Ele estabeleceu a Igreja para continuar Sua obra no mundo, instruções para viver como seguidores de Cristo e uma previsão do plano de Deus para o futuro. Que privilégio incrível temos de poder ouvir diretamente de Deus através de Sua Palavra!

Onde lemos e estudamos a Palavra de Deus? Algumas pessoas vão para o seminário para se dedicar ao estudo das Escrituras, mas o mais bonito é que podemos ler e ouvir a Palavra de Deus em qualquer lugar e a qualquer momento. O Novo Testamento foi escrito em grego koinê ou comum, a língua comercial da época. Wycliffe, Lutero e outros reformadores tinham uma paixão por traduzir as Escrituras para idiomas compreensíveis pelo povo comum. Organizações missionárias inteiras são dedicadas à tarefa de traduzir a Palavra de Deus para todos os principais idiomas do mundo. A tecnologia moderna possibilita ler a Palavra em nossos celulares, ouvi-la ou lê-la em praticamente qualquer lugar.

Mas por que a Palavra de Deus permaneceu tão cativante? E por que devemos ler/estudar a Bíblia? Bem, trata-se de obediência e benefício. Paulo, um dos autores bíblicos, escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17). O Salmo 119 é um poema acróstico seguindo as letras do alfabeto hebraico, que apresenta muitas razões para estudar e memorizar a Palavra de Deus. Além disso, ela pode nos tornar sábios para a salvação através de Jesus Cristo (2 Timóteo 3:15). Uma pergunta ainda melhor poderia ser – por que não iríamos querer ler e estudar a Palavra de Deus?

Como lemos as Escrituras? Talvez esta seja a questão central deste artigo. Já que o Espírito Santo é o coautor e inspirador das Escrituras, faz sentido convidá-lo a iluminar a Palavra e nos ensinar através dela. Ele é o mais qualificado para nos ajudar a ler, interpretar e aplicar a Bíblia às nossas vidas. Devemos ler a Bíblia com reverência e um coração disposto a obedecer. Apenas ler as Escrituras terá pouco impacto em nossas vidas. Sentir o cheiro de um jantar gourmet não fará nada para nutrir seu corpo ou matar sua fome – você precisa comê-lo. Da mesma forma, devemos nos aproximar da Palavra de Deus com a expectativa de que Ele falará conosco e com a disposição de ouvir e ser transformados pelo que ouvimos. Hebreus 4:12 nos diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz e alcança as profundezas do nosso ser. Ela nos permite ver a nós mesmos e às nossas circunstâncias do jeito que Deus vê. Muitas vezes, isso exigirá uma mudança em nossa atitude ou ações. Aquele que olha atentamente para a Palavra de Deus e age de acordo com ela recebe a promessa de bênção (Tg 1:25). Existem muitas maneiras de estudar a Palavra de Deus. Podemos ler um livro inteiro para descobrir sua mensagem principal para os leitores originais e para nós hoje. Há também diversos aplicativos e planos de leitura da Bíblia. Uma abordagem é ler um capítulo ou parágrafo várias vezes de forma reflexiva e fazer perguntas como: O que Deus está me dizendo através deste texto? Isso revela algo que devo fazer? Há uma atitude que devo cultivar? Existe um exemplo a seguir ou evitar? Pode ser útil manter um diário, anotando pensamentos, pontos de ação e/ou orações baseadas no que foi lido. Alguns textos, como os Salmos, podem ser transformados em orações pessoais. Um versículo pode nos levar a outros versículos sobre o mesmo tema para comparação. Muitas vezes, podemos usar diversas passagens relacionadas para ajudar a entender melhor o que está sendo dito. Jesus usava muito as Escrituras em seus ensinamentos nos Evangelhos. Outras vezes, uma palavra ou frase pode chamar nossa atenção e nos levar a meditá-la ao longo do dia. Como seguidores de Cristo, devemos amar e conhecer a Palavra de Deus, e a leitura intencional nos ajuda a crescer nesse conhecimento e amor.

Quando devemos ler a Palavra de Deus? Sempre que pudermos dar nossa atenção total a Deus. Para alguns, isso acontece logo pela manhã. Para outros, antes de dormir. A Bíblia nos diz para deixar a Palavra de Deus habitar ricamente em nós (Cl 3:16). Isso significa que devemos estar regularmente em contato com a Palavra de Deus, provavelmente todos os dias. Isso não é uma questão legalista. Deus não nos castigará ou desaprovará se perdermos um dia, mas devemos desejar estar constantemente em Sua Palavra. Se tivéssemos acesso à pessoa mais sábia do mundo, não iríamos procurá-la frequentemente? Quanto mais ao Deus todo-poderoso, que nos ama? A Palavra de Deus pode ser uma lâmpada para os nossos pés e uma luz para o nosso caminho (Sl 119:105). Memorizar e meditar nas Escrituras nos permite carregar a Palavra de Deus conosco e iluminar nosso caminho ao longo do dia.

Por fim, quem pode se beneficiar da Palavra de Deus? A resposta simples é: qualquer pessoa disposta a ouvir. Aqueles que fazem isso são chamados de construtores sábios (Mt 7), são abençoados e felizes (Sl 1), demonstram conhecer e amar a Deus (2Jo), desfrutam de bênçãos (Dt 11:27), são justos e consagrados ao Senhor (Nm 15:40; Rm 6:16) e experimentam longevidade (Pv 4:10).

Que presente incrível é ter a Palavra de Deus acessível para nós! Ele escolheu falar e ter um relacionamento conosco. À medida que lemos e estudamos Sua Palavra, crescemos nesse relacionamento, adquirimos Sua perspectiva, nos tornamos mais semelhantes a Jesus e somos mais bem preparados para viver uma vida que cumpra Sua vontade e o honre. A Palavra de Deus tem as respostas para muitas das nossas perguntas.

Mark Giebink


Mark tem o privilégio de liderar uma equipe incrível que oferece apoio aos membros que servem ao redor do mundo como agentes de transformação através da TeachBeyond. Deus capturou seu coração e vida quando ele era criança, há 50 anos, e o tem transformado nos papéis de marido, pai, avô e pastor. Ele mora em um terreno de 1,3 acres no deserto de Phoenix com sua família, uma pequena casa do tipo Airbnb e uma variedade de animais.

Texto original disponível em: https://teachbeyond.org/article/reading-the-bible-for-transformation

Traduzido por Natália Vergani Cartelli.

Posts recentes:

Posts relacionados:

Eventos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil