Por Que Poesia Importa pra Deus?

Se um aluno seu perguntar “por que preciso aprender sobre poesia?” qual seria a sua resposta? Espero que não seja “porque está escrito na BNCC competência EF35LP27.” A poesia é muito mais do que um elemento a ser ensinado na aula de português, é algo para todas as pessoas vivas, especialmente as cristãs.

Em primeiro lugar, a poesia é valiosa porque Deus é o maior poeta. Ele criou o mundo com palavras (leia Gênesis 1), e nós somos o fruto do seu fazer poético. A própria Bíblia exemplifica como seres humanos são seres poéticos. A poesia bíblica é rica e variada: entre orações, louvores, crises, denúncias (pense nos profetas), contações de histórias e mais. Os poetas bíblicos usavam a linguagem para comunicar além dos meros fatos, pois seus textos eram reflexões profundas sobre a vida e a existência humana.

Eis a beleza da literatura: ela mostra a experiência humana ao invés de simplesmente contá-la. Ela nos mostra a verdade por meio da encenação e não por constatação. Isso funciona porque a nossa visão e entendimento do mundo não está baseada apenas em ideias intelectuais ou abstratas, mas também em imagens, histórias e sentimentos. Há uma diferença entre dizer que Deus está sempre conosco, e dizer:

“Como em volta de Jerusalém, estão os montes, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.” (Sl 125:2, NAA)

Jesus, em suas parábolas, usou de linguagem poética que se conectava com o cotidiano (sementes, casamentos, ovelhas) para ensinar os seus discípulos. Até mesmo o apóstolo Paulo, em suas cartas, cita poemas ou músicas para complementar o seu argumento (Fp 2:6–11; Cl 1:15–20, entre outros). Portanto, é preciso entender algo sobre poesia para poder entender algumas coisas na Bíblia!

No entanto, não é só a Bíblia que se comunica poeticamente. O jornalista e crítico de música Steve Turner afirma que “As artes continuam sendo um fórum importante para debates em nossa cultura […] o instinto do artista é questionar as origens, a identidade, o comportamento e o destino.” [1] A poesia, como parte desse leque, comunica-se e dialoga com a cultura, podendo afirmar ou contestar aspectos da sociedade. Ou seja, a poesia produzida por uma sociedade comunica muito a respeito dela. Consequentemente, se um dos objetivos da educação é estimular os estudantes a compreenderem o mundo e a pensarem criticamente sobre a sua cultura, há melhor recurso para começar do que a poesia?

De certa forma, a poesia é um paradoxo, pois ao passo que ela revela o que está no coração de uma sociedade ou cultura, ela muitas vezes traz mais perguntas do que respostas. A poesia foge das respostas prontas, e promove algo que queremos cada vez menos: o esforço de pensar profundamente. A poesia, principalmente a contemporânea, obriga o leitor a pausar, reler e refletir sobre os significados dela. Além do esforço cognitivo, a poesia pode incentivar o diálogo, pois pessoas diferentes lendo o mesmo poema, poderão ter interpretações dramaticamente diferentes sobre o seu sentido.

Além de apreciar a poesia, também devemos fazê-la! Como foi mencionado antes, Deus, ao criar o mundo, usou palavras. Da mesma forma, seres humanos podem usar palavras para criar novos mundos. Makoto Fujimura, um artista plástico reconhecido internacionalmente, defende em seu livro Arte e Fél que todos têm o dom de criar, e que como cristãos devemos nos tornar co-criadores com o maior Artista para promover beleza e criatividade.[2]

Há muitos motivos para valorizar a poesia, inclusive em sala de aula. Ela pode auxiliar o professor a estimular a reflexão e pensamento crítico, e ampliar as concepções dos estudantes. Uma forma prática de mostrar a importância da poesia é incluí-la nas suas aulas, mesmo fora das matérias de linguagens. Veja as dicas a seguir sobre como você pode fazer isso:

  • Nas aulas de história, leia poemas da época para que os alunos mergulhem no contexto e entendam melhor os dilemas da época;
  • Nas aulas de ciência, permita que os alunos escrevam poemas sobre a natureza, mostre a beleza da criação de Deus;
  • Nas aulas de matemática, aprecie ritmo e metragem com poemas ritmados (como os poemas gaúchos) e até mesmo formas geométricas (com poesia concreta);
  • Nas aulas de geografia e sociologia, mostre como diferentes grupos demográficos criam e consomem poesia, use poesia para ilustrar as diferenças entre culturas e grupos sociais;
  • Nas aulas de filosofia, use poemas e músicas para mostrar como conceitos filosóficos são representados na cultura.

Em qualquer aula:

  • Sugira a criação de um poema ou paródia para resumir algum conteúdo;
  • Leia um poema relacionado ao assunto da aula em voz alta antes de começar a ensinar;
  • Permita que a turma se expresse usando poesia para diminuir o stress na escola.

Deus concedeu a criatividade a todos. Use a sua para planejar suas aulas!

Alana Gabriela Pauls Haeuser

É uma graduanda de Letras Português-Inglês pela PUC-PR, que gosta de relacionar Bíblia e literatura.  


[1] TURNER, Steven. Cristianismo Criativo? São Paulo: W4 Editora, 2006. P. 28.

[2] FUJIMURA, Makoto. Arte e Fé: uma teologia do criar. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2022.

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