Tenha Fé e Experimente!
O foco deste artigo é sobre ciência, mas ele pode se relacionar facilmente com muitos outros assuntos que você esteja ensinando. Deus criou este mundo e nos colocou nele como seus cuidadores. A ciência é o nosso processo para aprender mais sobre o mundo que Deus fez, e que Ele considerou bom. Analisar as coisas que Deus criou também pode ser inspirador para nossos alunos. Na ciência, os alunos podem ver concretamente o design intencional do mundo – tanto na maneira incrível como as coisas funcionam, quanto na dificuldade de tentar recriar sistemas parecidos de forma simples.
Provérbios 9:10-11 descreve o processo de discernimento pela verdade. Primeiro, temer ao Senhor e adquirir conhecimento do Santo é essencial para se ter entendimento. Aprender sobre a criação de Deus complementa o conhecimento que adquirimos sobre Ele através da oração, do Espírito e das Escrituras. O mundo é uma criação incrível e muito bem inter-relacionada. O método científico permite que os alunos vejam um pequeno vislumbre da criação de Deus e como está entrelaçada com a vida. Isso leva cada aluno a ver pequenos impactos do que eles estão estudando e ver como isso é usado em todo o sistema.
A aplicabilidade e o engajamento com a criação de Deus, “o mundo real”, já foram aplicados a todos os assuntos através do Modelo de Aprendizagem Experiencial de Kolb. O processo de Kolb espelha o método científico, mas descreve o processo em quatro partes onde o aluno:
- Experimenta uma faceta do mundo atual
- Reflete sobre o que eles mesmos estão percebendo nesta faceta
- Tenta conceitualizá-lo em um esquema maior
- Cria um experimento para testar sua hipótese
O primeiro item-chave é experimentar uma parte do mundo. Sabemos que a transformação começa a partir de dentro, e reconhecer a maravilha e o temor na criação de Deus muitas vezes pode facilitar a compreensão dos alunos sobre os dons que Deus deu a cada um deles e o trabalho que está diante deles. O método científico não apenas os ajuda a ver como o mundo funciona, mas também molda como eles interpretam e aplicam as Escrituras. A Escritura é firmemente verdadeira e tem a complexidade de muitas partes inter-relacionadas. Ao aprender como os elétrons da camada de valência determinam as propriedades químicas dos elementos e como esses elementos trabalham juntos para fazer todo o nosso mundo, os alunos estão ganhando o mesmo conjunto de habilidades que precisam para entender as Escrituras. Podemos ajudar os alunos com essa habilidade em todos os assuntos usando o Modelo de Aprendizagem Experiencial.
Às vezes, os cristãos evitam os resultados científicos, temendo que eles possam contradizer nosso conhecimento das Escrituras. No entanto, não precisamos temer nossas descobertas, pois sabemos que Deus criou todo o universo. Se algo parece contraditório, deve haver algo que não entendemos, o que nos leva a um estudo mais aprofundado. Embora certamente haja partes de nossa existência que estão além de nossa compreensão, devemos recuperar os dias em que os cristãos estavam na vanguarda dos avanços científicos. Durante séculos, cristãos moldaram o mundo através de seus desejos de entender Deus através da ciência, aplicando esse conhecimento para serem melhores mordomos do mundo em que habitam. Vishal Mangalwadi faz um excelente trabalho narrando isso em sua obra The Book that Made Your World. (O Livro que Fez Teu Mundo). É nosso trabalho como educadores incutir esse desejo fervoroso de conhecer a Deus e trabalhar arduamente para a Sua glória.
No entanto, a fim de dar aos nossos alunos a oportunidade de se envolverem com o mundo que Deus criou, precisamos de um tempo a mais de instrução – o que pode parecer impossível com a lista aparentemente interminável de exigências curriculares. Devemos nos esforçar continuamente para destilar nossos objetivos nos aspectos mais essenciais do assunto para que tenhamos tempo para esse tipo de aprendizado concreto por meio da aplicação.
Se é muito complicado ou impossível focar em apenas algumas áreas com toda a turma, outra opção viável é o design em forma de “T”. No design “T”, todos os alunos são apresentados a uma variedade de tópicos, mas cada aluno escolhe uma parte para interagir em um nível mais profundo.
Os alunos muitas vezes são atraídos para questões, processos e problemas complicados. Conectar o assunto ou o material do curso às coisas que eles podem ver e sentir ajuda a despertar sua curiosidade, e vale a pena o esforço para encontrar material pedagogicamente apropriado para esses interesses. Às vezes, um projeto pode produzir mais perguntas do que respostas, mas os alunos ainda podem obter uma compreensão mais forte do mundo que Deus criou.
À medida que os alunos aprendem a desenhar as conexões das coisas que podem ver, isso também os ajudará em sua jornada, entendendo como Jesus se encaixa na Criação, Queda, Redenção e Restauração do mundo. Dessa forma, eles aprendem mais sobre Deus, o mundo incrível que Ele criou e Seu desígnio proposital para ele, bem como qual é a sua parte em cuidar dele.
S. T.
TeachBeyond Global
Atualmente, S.T. ensina ciência e tecnologia no Sudeste Asiático, onde também atua na equipe de liderança da escola. S.T. esteve envolvido na preparação de professores por 11 anos antes de retornar à sala de aula do ensino fundamental e médio. Ele é apaixonado por integrar a fé e a aplicação contemporânea em todo o currículo para ajudar os alunos a fortalecer suas habilidades dadas por Deus.
Texto original em https://www2.teachbeyond.org/article/have-faith-and-experiment
Trad. David G. Farias
Fotos
Students Learning about Energy. Shutterstock. Resized.
Student Holding Molecule. Shutterstock. Resized.
Posts recentes:
Posts relacionados:
Eventos:
Fique em contato com a gente
Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!