Durante o mês de outubro a equipe do TeachBeyond que atua no Norte do Brasil tem se preparado para o início do Curso Bíblico Xikrin, que será oferecido para capacitar líderes atuantes em suas respectivas aldeias na frente de trabalho de igrejas já constituídas. Juntamente com o TeachBeyond Brasil, a Associação Cristã Interdenominacional promove educação transformadora e o crescimento integral através do relacionamento com Deus. O Curso Bíblico é uma extensão da Igreja Bíblica Xikrin, sediada na reserva Kateté, no município de Parauapebas no estado do Pará.
Os professores são voluntários de denominações e igrejas parceiras, com larga experiência na vida cristã. Uma nova turma inicia em outubro e a equipe local se prepara.
Atualmente existe na etnia Xikrin aproximadamente 5.000 indígenas divididos em 28 aldeias das quais apenas 18 delas, com igrejas constituídas sendo 15% de pessoas convertidas. O objetivo é através deste curso promover o estudo da Bíblia e a educação em geral, praticar a beneficência e organizar igrejas entre a população indígena. Além disso, a meta é edificar e estabelecer igrejas contextualizadas e treinamento de líderes autóctones, preservando a cultura e a língua materna de cada povo.
Pedidos de oração da equipe TB Norte:
Pelo início do curso em outubro nos dias 21-23 de Outubro (primeiro módulo) e 02-04 de Dezembro (segundo módulo) ; Recursos para alimentação dos alunos; Por nossas reuniões de estudo bíblico semanais com os indígenas que residem na cidade de Marabá ; Por aberturas nas igrejas para divulgação da missão TB ( dias 28 setembro a 02 de outubro) iremos participar de uma conferência missionária e na oportunidade divulgaremos a missão; Pela implantação de uma conta no Instagram para divulgar nossas ações na região como missão;
https://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2022/09/WhatsApp-Image-2022-09-30-at-09.16.31.jpeg368552Amanda Vanonihttps://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2024/10/TBTES-Logo-Brasil.pngAmanda Vanoni2022-09-30 09:38:082022-10-04 13:47:56Região Norte do TeachBeyond se prepara para novidades
https://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Como-servo-destacada.png10801080Raphael Haeuserhttps://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2024/10/TBTES-Logo-Brasil.pngRaphael Haeuser2022-09-22 18:11:212024-07-17 11:18:18Cultivando um Coração Disposto a Servir
Neste último mês de Julho, Amanda, Lucas e Vicente Vanoni (missionários do Acamp-Serra) realizaram a VBS em Rhode Island. Aqui eles contam mais um pouquinho de como está sendo desenvolvido o trabalho por lá e como você pode se envolver!
Amanda
Lucas
Crianças na hora do almoço
Reunião da Equipe
Nova atividade de aventura
Grupo dos pequenos (4-6 anos) montando uma muralha de Jericó
Jo, equipante do Malawi (que atualmente mora na Pensilvânia) parte da equipe de tchês
Momento de prelação
Momento de atividades com a Tchê Leah
Nova atividade
Atividade conduzida
Josh é de Narragansett e veio para o Brazil no Acamp Kaléo (no Acamp-Serra em 2019). Ele tem servido desde a primeira VBS.
O grupo das crianças no momento de louvor
Olá pessoal!
Voltamos as atividades aqui em Gramado no Acamp-Serra, com isso queremos contar resumidamente como foi nossa viagem nesses últimos tempos e como vimos a mão de Deus durante mais um ano de VBS!
Fomos para os EUA no dia 7 de Julho e, depois de uma viagem longa, fila de imigração mais longa ainda e um super trânsito de NY até Rhode Island, chegamos! Ficamos hospedados na casa do Peter e Diane Whitman, amigos que conhecemos já desde 2017. Nos primeiros 2 dias ficamos descansando e adaptando o Vicente ao novo horário, que não é muita diferença, porém a hora que o sol se põe e levanta faz toda a diferença pra quem esta saindo do inverno Gramadense e chegando no verão de lá.
Depois do descanso, começamos a trabalhar no planejamento diário da VBS, com materiais, atividades novas, compras, organização de grupos de crianças, treinamento para a equipe, organização da igreja… enfim! Foi um tempo muito bom, de bastante comunhão com o pessoal da igreja, de conhecer melhor as pessoas e a realidade mas também entender as necessidades deles e o motivo de continuar o projeto da VBS.
Quando falamos em VBS em Rhode Island, falamos do menor estado dos EUA. Um lugar muito bonito, mas que carrega o apelido de “cemitério de pastores”, ou seja, uma parte conhecida por ser muito fechado para o Evangelho, com igrejas que tem envelhecido rapidamente e onde crianças e jovens não tem frequentado igrejas, trazendo um afastamento de Deus ao natural. Sempre que vamos para a VBS percebemos que a facilidade de recursos é enorme, porém correndo pelo lado contrário, o recurso humano é bem restrito e pequeno.
A Brazilian VBS (como eles chamam desde 2017 quando começamos com um grupo de brasileiros lá) se tornou a maior VBS do estado, sendo uma das únicas que faz programação de dia todo (9 da manhã até 3 da tarde) e a única que faz programação de segunda a sexta. Outras igrejas tem, de forma geral, no máximo 3 dias de programação, sendo somente meio turno. Também é bom falar que a Primeira Igreja Batista de Narragansett levanta ao longo do ano todo o recurso para a VBS, ou seja, as crianças não tem gasto nenhum com nenhuma atividade e também com alimentação.
Neste ano 91 crianças se inscreveram e tivemos uma média de 75 crianças participando por dia. Este é um número que alegra muito o nosso coração!
Nosso tema foi “Game On”, trabalhamos com esportes, trabalho em equipe e principalmente sobre a coragem que os diferentes personagens bíblicos tiveram ao longo da história e como tudo isso aponta para Jesus!
São famílias que foram impactadas e que ouviram falar que existe um Criador interessado na vida delas!Os principais desafios agora, com a VBS consolidada é:
1º – Tentar engajar as famílias com a igreja ao longo do ano, para que se tenha uma continuidade;
2º – Acompanhar/discipular as crianças e jovens que ja tem na igreja e os que irão chegar. Para isso a igreja tem orado por pessoas que possam fazer esse trabalho também ao longo do ano;
3º – A continuidade de um grupo de jovens com aqueles que sempre se envolvem na VBS nos ajudando, porém não tem acompanhamento.
Sobre os jovens, é preciso aprofundar um pouco mais…
Em 2017, quando o primeiro grupo de brasileiros foi, haviam algumas crianças na igreja que foram acampantes durante a semana da VBS. Passados 5 anos, eles puderam fazer parte conosco da equipe que está sendo treinada lá. Assim como no Acamp-Serra em que temos os Kaléos, os adolescentes de Narragansett vem sendo parte das atividades, programa, mídia e etc. São os casos do Andrew e Taylor Whitman (netos do Peter e Diane), Jonathan e Rebecca Hanby, Lucy Ambrad, Andrew Convey e Ellinor Short. Eles são os adolescentes que participaram da VBS 2022 envolvidos em aprender como funciona a programação e as bases do programa.
Enfim, a VBS continua e já temos datas para o ano que vem e pedimos a Deus para que ele fortaleça a igreja de lá, levante pessoas para essas necessidades e para servirem junto conosco.
Além disso, estamos pensando e planejando uma expansão para outro país/continente. Ore por isso e esteja com a gente, acompanhando o que tem rolado no Acamp-Serra e também na VBS através do @acampserra , @familiavanoni ou @brazilianvbs
https://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2022/09/295968360_5364653246960784_1563196878773391451_n.jpeg9601440Amanda Vanonihttps://teachbeyond.com.br/wp-content/uploads/2024/10/TBTES-Logo-Brasil.pngAmanda Vanoni2022-09-08 09:42:592022-09-08 10:06:40Escola Bíblica de Férias em Rhode Island chega ao seu 4º ano com equipe de brasileiros realizando parte da programação em parceria com Primeira Igreja Batista de Narragansett