Escola Bíblica de Férias em Rhode Island chega ao seu 4º ano com equipe de brasileiros realizando parte da programação em parceria com Primeira Igreja Batista de Narragansett

Neste último mês de Julho, Amanda, Lucas e Vicente Vanoni (missionários do Acamp-Serra) realizaram a VBS em Rhode Island. Aqui eles contam mais um pouquinho de como está sendo desenvolvido o trabalho por lá e como você pode se envolver!

Olá pessoal!

Voltamos as atividades aqui em Gramado no Acamp-Serra, com isso queremos contar resumidamente como foi nossa viagem nesses últimos tempos e como vimos a mão de Deus durante mais um ano de VBS!

Fomos para os EUA no dia 7 de Julho e, depois de uma viagem longa, fila de imigração mais longa ainda e um super trânsito de NY até Rhode Island, chegamos! Ficamos hospedados na casa do Peter e Diane Whitman, amigos que conhecemos já desde 2017. Nos primeiros 2 dias ficamos descansando e adaptando o Vicente ao novo horário, que não é muita diferença, porém a hora que o sol se põe e levanta faz toda a diferença pra quem esta saindo do inverno Gramadense e chegando no verão de lá.

Depois do descanso, começamos a trabalhar no planejamento diário da VBS, com materiais, atividades novas, compras, organização de grupos de crianças, treinamento para a equipe, organização da igreja… enfim! Foi um tempo muito bom, de bastante comunhão com o pessoal da igreja, de conhecer melhor as pessoas e a realidade mas também entender as necessidades deles e o motivo de continuar o projeto da VBS.

Quando falamos em VBS em Rhode Island, falamos do menor estado dos EUA. Um lugar muito bonito, mas que carrega o apelido de “cemitério de pastores”, ou seja, uma parte conhecida por ser muito fechado para o Evangelho, com igrejas que tem envelhecido rapidamente e onde crianças e jovens não tem frequentado igrejas, trazendo um afastamento de Deus ao natural. Sempre que vamos para a VBS percebemos que a facilidade de recursos é enorme, porém correndo pelo lado contrário, o recurso humano é bem restrito e pequeno.

A Brazilian VBS (como eles chamam desde 2017 quando começamos com um grupo de brasileiros lá) se tornou a maior VBS do estado, sendo uma das únicas que faz programação de dia todo (9 da manhã até 3 da tarde) e a única que faz programação de segunda a sexta. Outras igrejas tem, de forma geral, no máximo 3 dias de programação, sendo somente meio turno. Também é bom falar que a Primeira Igreja Batista de Narragansett levanta ao longo do ano todo o recurso para a VBS, ou seja, as crianças não tem gasto nenhum com nenhuma atividade e também com alimentação.

Neste ano 91 crianças se inscreveram e tivemos uma média de 75 crianças participando por dia. Este é um número que alegra muito o nosso coração!

Nosso tema foi “Game On”, trabalhamos com esportes, trabalho em equipe e principalmente sobre a coragem que os diferentes personagens bíblicos tiveram ao longo da história e como tudo isso aponta para Jesus!

São famílias que foram impactadas e que ouviram falar que existe um Criador interessado na vida delas!Os principais desafios agora, com a VBS consolidada é:

1º – Tentar engajar as famílias com a igreja ao longo do ano, para que se tenha uma continuidade;

2º – Acompanhar/discipular as crianças e jovens que ja tem na igreja e os que irão chegar. Para isso a igreja tem orado por pessoas que possam fazer esse trabalho também ao longo do ano;

3º – A continuidade de um grupo de jovens com aqueles que sempre se envolvem na VBS nos ajudando, porém não tem acompanhamento.

Sobre os jovens, é preciso aprofundar um pouco mais…

Em 2017, quando o primeiro grupo de brasileiros foi, haviam algumas crianças na igreja que foram acampantes durante a semana da VBS. Passados 5 anos, eles puderam fazer parte conosco da equipe que está sendo treinada lá. Assim como no Acamp-Serra em que temos os Kaléos, os adolescentes de Narragansett vem sendo parte das atividades, programa, mídia e etc. São os casos do Andrew e Taylor Whitman (netos do Peter e Diane), Jonathan e Rebecca Hanby, Lucy Ambrad, Andrew Convey e Ellinor Short. Eles são os adolescentes que participaram da VBS 2022 envolvidos em aprender como funciona a programação e as bases do programa.

Enfim, a VBS continua e já temos datas para o ano que vem e pedimos a Deus para que ele fortaleça a igreja de lá, levante pessoas para essas necessidades e para servirem junto conosco.

Você tem interesse em ir no próximo ano? Inscreva-se aqui!

Além disso, estamos pensando e planejando uma expansão para outro país/continente. Ore por isso e esteja com a gente, acompanhando o que tem rolado no Acamp-Serra e também na VBS através do @acampserra , @familiavanoni ou @brazilianvbs




0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário