Com 79,5 milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas, e destas, 26 milhões sendo refugiadas, a situação do deslocamento humanitário só tem aumentado.
Metade deste número é constituída por menores de 18 anos, com 4 milhões de crianças sem acesso à educação. Um por cento da população do mundo está nesta condição.
Ao olhar para estes números, o TeachBeyond criou o Beyond Borders que, segundo sua diretora Liz Stegall, mantém serviços em Lesvos, na Grécia, na Etiópia, Moldávia, Níger, Romênia, Uganda.
Apresentando o Beyond Borders em Caxias do Sul no último dia 8 de outubro, nas dependências do Hotel Samuara, Liz, ao lado de André Marotto, responsável pela criação do currículo em inglês para ensino aos refugiados, reforçaram a importância do BB a um público de apoiadores. Marotto, que também é diretor nacional do TeachBeyond na Sérvia, e Juçara Tonet Dini, diretora nacional do TeachBeyond Brasil, também apresentaram o coordenador do Beyond Borders no País, Bruno Brandão.
Através da criação do núcleo de trabalho brasileiro, e que já conta com a participação de representantes de vários estados, será possível implantar iniciativas na área. O amor e a cura de traumas nos regugiados através da aprendizagem é um dos alvos da educação transformadora proposta.