Cultivando uma Curiosidade Santa por meio de Estudos Sociais

Quando você pensa nos campos de estudo que compõem os estudos sociais (história, arqueologia, geografia, psicologia, economia, etc.), enxergamos os pioneiros. Filósofos e exploradores, inventores e investigadores, e outras pessoas inovadoras e cheias de bravura. É realmente incrível pensar naqueles que zarparam em busca de terras novas, buscaram compreender as estrelas, encontraram padrões a partir das menores pistas e aqueles que decidiram há muito tempo registrar tudo para que não nos esquecemos. Com toda essa questão em mente, como é possível que alunos achem essas disciplinas não tão cativantes e não tão interessantes? Vou te relatar como podemos ver isso na sala de aula. Muitas vezes descobri que meus alunos não ficavam cativados quando não estavam curiosos, e muitas vezes não estavam curiosos porque eu não lhes dava oportunidades suficientes para serem curiosos.

Em um artigo intitulado Você será um aprendiz para toda a vida?  David Mathis afirma: “Para os cristãos mais especificamente, o que está em jogo é ainda maior quanto ao cultivo da curiosidade santa e de uma mentalidade de ser uma aprendiz por toda vida. Ensinar e aprender estão no cerne da nossa fé”.[1] Isso não é nada novo para nenhum de nós; sabemos como o ensino e o aprendizado são essenciais para nossa caminhada com o Senhor, mas como exatamente cultivamos essa curiosidade dada por Deus de uma maneira que aponte nossos alunos para Cristo? Não é uma pergunta com uma resposta fácil ou única com relação aos estudos sociais, pois contém muitos subtópicos diferentes; mas quero recomendar alguns recursos práticos que podem ser usados desde já. Antes, preciso dizer algo importante: descobri que esses recursos têm o potencial de ajudar a nos levar a conversas importantes com nossos alunos sobre Deus, responsabilidade cristã e transformação pessoal. Esses tipos de conversas causam autorreflexão, oportunidades para a empatia e, com esperança, o início daquelas que se tornam práticas para a vida inteira. Esta é uma parte fundamental da educação transformadora.

Então, voltando à nossa pergunta: como cultivamos em nossas salas de aula de estudos sociais uma curiosidade santa que aponta nossos alunos para Cristo? Uma maneira é não apenas permitir que os alunos aprendam com historiadores e exploradores incríveis, mas também criar oportunidades para que os alunos sejam esses historiadores e exploradores. Muito do que fazemos na sala de aula de estudos sociais é aprender com o trabalho de outras pessoas. Vamos ensinar aos nossos alunos os métodos que esses especialistas usaram e, logo depois, permitir que eles mesmos se tornem esses especialistas.

Por exemplo, em uma aula de história ou geografia, depois de revisar e praticar os conteúdos atribuídos para o dia, deixe que eles escolham uma figura histórica moderna. A pessoa escolhida pode ser de qualquer idade, sexo, status socioeconômico, nível de significância histórica, etc. Dê aos alunos a oportunidade de escreverem uma carta, um editorial, um comunicado de imprensa ou o que você achar que melhor atenderá às suas metas para aquela aula. Dentro desse documento, os alunos terão que incluir criativamente as respostas às seguintes perguntas: Quem é o autor? É uma fonte confiável? Quando, onde e por que ele(s) escreveu(ram) este documento? Qual é a perspectiva dele(s)? Assim que terminarem, peça-lhes que se dividam em pequenos grupos para ver se podem responder a essas perguntas focando nas personalidades ou figuras que outros colegas da classe escolheram. As discussões em torno da confiabilidade e da perspectiva podem assumir muitas formas e são oportunidades perfeitas para ver a educação transformadora em ação. Uma das melhores coisas sobre esse tipo de atividade é que você pode facilmente aumentar ou diminuir o nível de dificuldade para atender às suas necessidades. Como os alunos se sairiam se tivessem que responder a todas essas perguntas não por escrito, mas apenas usando desenhos ou fotos.

Além dessa atividade, aqui estão alguns recursos que podem ajudá-lo a criar oportunidades para que seus alunos sejam especialistas. Apesar de serem excelentes, os recursos abaixo não foram elaborados a partir de uma perspectiva cristã. Isso não diminui o seu valor, mas requer que nos engajemos com eles de forma criteriosa e sábia, como nos cumpre fazer com qualquer recursos.

Canais do YouTube

  • HistóriaAção & Mitologia: contém uma série de vídeos sobre o que é história e como estudá-la, bem como séries sobre períodos específicos. Inclui vídeos sobre a mitologia grega.
  • Nerdologia: contém várias curiosidades nas várias áreas do conhecimento, incluindo história, ciências sociais e atualidades.
  • Parabólica: contém vídeos na área de história, sociologia e filosofia

Sites

  • História do Mundo: traz um panorama cronológico da história da humanidade, bem como artigos sobre personalidades e eventos marcantes.
  • Ensinar História: além de artigos sobre eventos e movimentos históricos, traz linhas de tempo e atividades prontas para a sala de aula.

Como cristãos, sabemos que nossa curiosidade não será satisfeita deste lado do céu porque, embora possamos conhecer a Deus, nunca seremos capazes de entendê-Lo completamente. Como professores cristãos, sabemos que mesmo os recursos mais envolventes, divertidos e criativos serão inúteis se nosso objetivo for nada menos do que levar nossos alunos a um conhecimento que produza transformação. Minha oração é que os recursos que apresentei acima e quaisquer outros que você utilize sejam ferramentas que forneçam mais oportunidades de ver Deus glorificado em suas salas de aula. Eclesiastes 1 nos diz que alimentar nossa curiosidade apenas olhando para o mundo ao nosso redor é loucura e insensatez, mas Provérbios 2 nos diz que se alimentarmos essa curiosidade com a palavra de Deus, entenderemos o temor do Senhor e encontraremos o conhecimento de Deus.

“Se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Pr 2:3-6)



Andrea Craddock
Serviços Escolares Globais
TeachBeyond

Andrea trabalha fornecendo às nossas escolas apoio no processo de acreditação. Ela ensinou estudos sociais em vários níveis por quatro anos e gosta de aprender sobre como professores de todo o mundo promovem a curiosidade santa em suas salas de aula. Ela adora ver shows ao vivo, ler e levar seu cachorro para passear.

Texto original em https://teachbeyond.org/article/cultivating-a-holy-curiosity-through-social-studies

Trad. Davi G. Farias

Recomendação de materiais em português: Thomas R. Pierosan

[1] Mathis, D. (2016, March 16). “Will you be a life-long learner?” Crossway.https://www.crossway.org/articles/will-you-be-a-lifelong-learner/

Imagens
Kids Pointing at Globe. Shutterstock. Resized.
School. Shutterstock. Resized.
Boy Thinking. Shutterstock. Resized.

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