Cuidando da Alma do Professor

Me conforta saber que os discípulos de Jesus também experimentaram cansaço na obra para a qual Ele os chamou. Depois que os discípulos retornaram a Jesus de seu trabalho de ministério nas cidades vizinhas, Jesus reconheceu seu cansaço e os convidou: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6:31). Então, como nós, professores, da mesma forma podemos “ir e descansar um pouco” durante um semestre agitado?

Minha amiga Hannah, professora do ensino fundamental, descreveu seu primeiro ano em uma nova escola nos EUA como inesperadamente difícil, estressante, lotado e, com certeza, nada tranquilo. Agora, em seu segundo ano de escola, Hannah explica que encontrou paz e um ritmo tranquilo que fez diferença na sustentabilidade de sua vida em sala de aula. Quando lhe perguntei como ela encontrava descanso durante o semestre, disse-me: “Orei para que o Senhor me ajudasse a encontrar alegria no que faço”. Quando Hannah abraçou a alegria do Senhor, ela sentiu uma liberação significativa do estresse.

Fico impressionada com essa conexão entre alegria e descanso, porque ecoa o próprio relacionamento de Deus com o trabalho. Deus trabalhou na criação por seis dias e, quando terminou de criar no sexto dia, viu que “era muito bom” (Gn 1:31), então “descansou no sétimo dia de todo o seu trabalho que tinha feito” (Gn 2:2). A experiência de Hannah de encontrar descanso durante o semestre letivo ao abraçar a alegria ecoa passagens como Gênesis 2, porque Deus se alegrou com Sua obra e abraçou o descanso no sétimo dia, criando um dia de descanso, também conhecido como “descanso sabático”.

Paulo também elabora sobre o descanso quando fala de regozijo em Filipenses. Para Paulo, a consequência de se alegrar é paz (Fp 4:4–7), especificamente, “A paz de Deus, que excede todo o entendimento”. Quem de nós não precisa de paz em meio a um semestre agitado e tudo o que isso possa implicar? Ter paz significa que estou em repouso interior, mesmo que minhas circunstâncias externas sejam um pouco – ou muito – caóticas. Paulo aponta no final do versículo 7 que essa paz precisa estar ancorada em Cristo Jesus: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus”.

Mas o que isso significa na prática? O que significa abraçar a alegria? Como podemos praticar o sábado durante um semestre estressante? Como podemos encontrar alegria nos alunos, nas aulas e nas circunstâncias que nem sempre são alegres? Como posso descansar durante uma temporada agitada de ensino? E como posso encontrar essa paz de descanso em Cristo?

A partir da história de Hannah, tiro três maneiras práticas de aumentar nosso descanso durante um semestre:

  • Considere coisas que lhe trazem alegria.

    Faça uma lista dessas coisas e pense em como pode incorporá-las à sua agenda de maneira regular. Não ignore as pequenas coisas que podem lhe trazer alegria. Os exemplos podem incluir um café com leite cuidadosamente preparado, conversas com um amigo ou assistir ao pôr do sol. Você encontra alegria em correr, ouvir música, cozinhar ou fazer scrapbooking? Tente incorporar essas alegrias, incluindo-as em sua programação regular.

  • Leia um livro sobre o descanso sabático.

    (Sobre o tema, confira o artigo Confissões de Um Professor Estressado – Raphael A. Haeuser).

    Então, priorize um dia por semana (não precisa ser o domingo ou o sábado), no qual você deixa o trabalho de lado e se concentra nas coisas que lhe trazem alegria. Seja intencional; consagre o dia ao Senhor, confiando que Ele proverá para os 6 dias restantes de trabalho e que Ele deseja que você descanse (Mt 11:28).

  • Busque a paz do Senhor em Cristo, encontrando tempo para adorar.

    Seja em comunidade ou individualmente, encontre maneiras criativas de louvar a Deus por quem Ele é e por quem Ele o criou para ser. Se você encontra alegria no exercício, faça-o como adoração e veja o que acontece. Peça a Deus por Sua paz e esteja atento às maneiras, caminhos ou coisas para as quais Ele pode levá-lo que podem ajudar sua alma a encontrar descanso e paz.

Não existe uma fórmula mágica para encontrar descanso durante a agitação, porque muito disso depende da maneira única e individual como Deus nos criou. Mas podemos ter certeza de que o descanso faz parte do bom plano de Deus para nós e que Ele quer nutrir nossa alma, independentemente de nossas circunstâncias.

Tessa Tubs


Depois de ensinar na Black Forest Academy, Tessa agora trabalha com a equipe de Direção Espiritual e Coordenação de Formação da TeachBeyond Global Member Care. Suas responsabilidades incluem oferecer direção espiritual para qualquer um que esteja interessado, como criar devocionais e estudos bíblicos como recursos para os membros. Tessa escreveu um livro chamado “Spiritual Disciplines for Creative Learners” (Disciplinas Espirituais para Aprendizes Criativos, em tradução livre). Ela ama misturar arte com formação espiritual.

Posts recentes:

Posts relacionados:

Eventos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil