6 Questões Para Avaliar Sua Própria Prática Docente

Como professores, sabemos o valor que a reflexão tem na aprendizagem. Muitas vezes construímos cuidadosamente nossas lições para promover oportunidades para os alunos pensarem sobre o que aprenderam no passado e usarem essas informações para fazer conexões com o assunto que está sendo estudado. A reflexão permite que os alunos sejam agentes ativos em seus próprios processos de aprendizagem. Como apontam os autores Costa e Kallick, a reflexão requer que “ajamos e processemos as informações, sintetizando e avaliando os dados. No final, refletir também significa aplicar o que aprendemos a contextos que vão além das situações de aprendizagem originais.”[1]

O mesmo é verdade para nós como professores. Precisamos da prática da reflexão para nos ajudar a continuar aprendendo e crescendo na nossa arte de ensinar. Esta é uma habilidade que devemos praticar ao longo do ano, enquanto avaliamos o quão bem nossos alunos estão dominando o conteúdo, processos e habilidades que ensinamos. Além das reflexões rotineiras durante o ano, é útil reservarmos algum tempo para refletir, avaliar e definir metas para nós mesmos como professores. O final do ano letivo é uma ótima época para fazermos isso.

Aqui estão algumas áreas que você pode considerar ao refletir sobre sua prática profissional deste ano:

  1. Matéria / conteúdo: Um diretor, amigo meu, incentiva a sua equipe a se sentar no final do ano com o currículo proposto para o ano e fazer anotações: O que foi visto, ignorado, ajustado e adicionado? Onde as crianças precisaram de mais tempo para dominar um conceito? O que deu certo? O que precisou ser ajustado? Quais recursos são necessários para os próximos anos? Este documento anotado se torna o ponto de partida para você (ou o próximo professor a assumir a turma) no início do ano que vem.
  2. Pedagogia: O que você fez bem como professor(a)? Quais atividades de aprendizagem realmente funcionaram? Quais não deram certo? Como você fez ajustes ao longo do ano? Você experimentou algo novo? Como foi? Quais áreas você gostaria de melhorar para o próximo ano?
  3. Gestão da Sala de Aula: Como você começou o ano? Que ajustes você precisou fazer para que sua turma funcionasse sem contratempos? Como seus alunos descreveriam a sua sala de aula? Por quê? Em quais áreas você gostaria de desenvolver no próximo ano?
  4. Transformação Discente: Como a vida de seus alunos foi transformada neste ano? De que forma você promoveu a compreensão bíblica do mundo? O que você aprendeu com seus alunos? O que você aprendeu sobre Deus por meio da sua disciplina e dos conteúdos ensinados? Onde Jesus Cristo apareceu em sua classe neste ano? Onde você gostaria de crescer nesta área?
  5. Gerenciamento do Tempo: Quanto tempo em média você levou para devolver tarefas e testes? Você conseguiu manter uma rotina saudável e estabelecer limites entre trabalho e descanso? Onde você precisa reavaliar ou modificar suas rotinas e limites? O que você pode colocar em prática neste verão para ajudá-lo com isso?
  6. Desenvolvimento Profissional: O que você aprendeu neste ano que o ajudou a crescer como professor? Quem impactou seu crescimento profissional? Em quem você investiu profissionalmente? No que você gostaria de focar no próximo ano?

Ao refletir sobre o ano que está acabando, pode ser útil registrar algumas das coisas que você aprendeu, bem como algumas das áreas em que você gostaria de crescer. Compartilhe isso com um colega. Reserve algum tempo neste verão, se possível, para encontrar um recurso profissional — livro, webinário, podcast, etc. — que possa servir como um trampolim. Os melhores professores são aqueles que nunca param de aprender. A reflexão é uma forma de nos ajudar a nos mantermos neste caminho.


Becky Hunsberger
TeachBeyond Global
Serviços de Educação de Professores

Trad. Raphael A. Haeuser


[1] COSTA, Arthur L. & KALLICK, Bena. “Aprendendo por meio da reflexão.” Aprendendo e liderando com hábitos mentais: 16 características essenciais para o sucesso. ASCD. 2008.

Posts recentes:

Posts relacionados:

Eventos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil