Criando Experiências Educacionais Excelentes

(série Educação Transformadora)



Nesta série, estamos explorando os quatro pilares fundamentais do que entendemos por educação transformadora.

No primeiro texto, falamos sobre o primeiro passo: alinhando-se aos propósitos de Deus.

Agora, para o passo dois:

Como? EEE (Experiências Educacionais Excelentes)
O Espírito Santo frequentemente usa experiências educacionais excelentes para gerar transformação, cabe a nós promovê-las.

Ao buscarmos as intenções de Deus para cada aluno, como podemos criar experiências educacionais excelentes que promovam uma educação transformadora? O que podemos fazer?

Excelente

“Excelente”, que palavra escorregadia com muitos significados diferentes. Na cultura ocidental, excelente significa o melhor de acordo com o padrão de alguém. Superior. Mesmo biblicamente, há uma variedade de palavras que traduzimos por excelente. Vejamos duas passagens da Bíblia para pensar um pouco sobre excelência.

Primeiro, você se lembra da história do primeiro milagre de Jesus em João 2? A festa de casamento ficara sem vinho. Jesus diz aos obreiros para encherem jarros enormes com água. Eles o fazem e depois o levam ao garçom. Agora é vinho, mas não qualquer vinho! O responsável pela festa diz: Todos costumam servir primeiro o vinho bom você, porém, guardou o melhor vinho até agora! O vinho que Jesus fez é o melhor; é excelente.

Observe que Jesus fez o vinho excelente, não os serventes. O que os trabalhadores fizeram? Eles pegaram o melhor que tinham disponível, potes grandes e água, e os trouxeram a Jesus. Foi um trabalho árduo, realizado com certa urgência. Os trabalhadores fizeram tudo o que podiam no momento e deram a Deus para usar.

Poderíamos fazer algo mais? Trabalhamos duro, pegamos o melhor que temos disponível no momento, entregamos a Jesus e o vemos usá-lo. Não é esse o caminho dele? Tomar o comum e torná-lo algo digno que Ele transforma e use para Seus propósitos.

Agora, preste bem atenção: Entretanto, procurem, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. (1Co 12:31) A maneira mais excelente é o amor, descrito em 1Coríntios 13. Sem amor, não sou nada e qualquer obra que eu faça é apenas um barulho alto.

Somos movidos pelo amor pelos nossos alunos. Quando trabalhamos duro, trazemos o que temos para as aulas, e entregamos a Jesus, ele vai usar isso. Se tudo o que temos é giz e um quadro, mas isso é o nosso melhor, oferecido em amor; isso é excelente. Se temos mais, e fazemos com amor, organizando e compartilhando, isso também é excelente.

Educacional

Educacional coloca nosso trabalho em contexto. Nosso objetivo é ajudar no crescimento e na transformação de vidas. Nosso objetivo é colabora com o propósito de Deus de levar cada aluno a se tornar a pessoa que ele ou ela pode ser pela graça de Deus.

À medida que dividimos isso em metas e objetivos de aprendizado, desenvolvemos um currículo que define o que um aluno deve saber, sentir e fazer em diferentes momentos do tempo em nosso programa. Definimos essas metas para o dia, a turma ou a atividade de recreação. Fazemos planos trazendo o melhor que temos para ajudar cada um a aprender.

Isto é o que torna nosso trabalho educacional: ter um objetivo e um plano de aprendizado.

Experiências

Embora não possamos causar o crescimento e a transformação de nossos alunos — Deus é quem faz isso — podemos trazer o melhor que temos aos nossos educandos. Podemos inseri-los em um ambiente limpo e cheio de vida.

Aqui estão algumas coisas que podemos trazer e aplicar em nosso contexto e cultura para criar uma experiência excelente, não importa onde estamos:

  • Segurança física, emocional e espiritual para que os alunos possam aprender.
  • Conteúdo: boas palavras, ideias criativas e bondade.
  • Respeito: todos têm dignidade, pois são feitos à imagem de Deus.
  • Oração: sabendo que Deus causa o crescimento.
  • Relacionamento: todo mundo quer ser conhecido.
  • Verdade: a visão de Deus sobre o mundo e sobre mim.
  • Totalidade: uma visão integral da pessoa, incluindo sua cabeça, coração e mãos.
  • Planejamento: organizando as coisas para os alunos se envolvam.

Como sabemos o quanto Deus nos ama, amamos os que estão sob nossos cuidados. Nesse amor, trazemos o que temos a Deus para que Ele transforme. Trazemos nossos pensamentos, nossos planos, nossos espaços, nossas coisas e a nós mesmos para nos engajarmos com nossos alunos com amor. Isso é tudo o que podemos fazer. Mas, ao fazermos isso, nós os entregamos a Jesus, como a água, para que sejam transformados naquilo que é excelente. E isso nós podemos fazer!

Joe Neff, ThM.
Diretor de Serviços Educacionais
TeachBeyond Global

Tradução & Adaptação: Raphael A. Haeuser

Foto: O Casamento em Caná. Decani. afresco do séc. XIV. Domínio Público.

Posts recentes:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil