O Deus Trino e o Sucesso do Educador

(série Trindade & Educação)

Ao longo da minha caminhada como educador cristão, muitas vezes me perguntei se estava indo por um caminho que agradava a Deus. No entanto, muitas vezes eu me auto avaliava erroneamente, com muita dureza ou sem critérios. Normalmente percebo que os educadores desejam, sim, ser bem sucedidos, mas a pergunta que devemos fazer antes disto, é: O que é ser bem-sucedido como educador?

Se a resposta for algo como conseguir ensinar a todos sob minha responsabilidade como educador, de maneira a conduzi-los a profundas transformações, então Deus foi mal sucedido como educador. Ao longo da história o homem desobedeceu, negou, chamou de mentiroso, atacou e, até mesmo, crucificou a Deus. Jesus foi um educador fantástico, mas ele conseguiu conduzir a uma transformação ideal os 12 discípulos mais próximos a ele. Então o que é ser bem-sucedido como educador?

Vamos reformular a pergunta: O que é ser bem-sucedido à luz da Trindade? Percebo quatro elementos básicos no sucesso de Deus como educador.

1. O sucesso em educar está em um processo que conduz à transformação. O sucesso não está tanto no resultado — como, por exemplo, ter todos os alunos transformados — mas, sim, no processo de educação. Isso nos permite olharmos para Jesus e o vermos como um educador bem-sucedido, mesmo depois de um de seus discípulos lhe entregar para os soldados judeus.

2. O sucesso em educar está em um realizar baseado na autodoaçãoDeus, como Trindade, doou-se a si mesmo da maneira mais profunda já imaginada. Na primeira carta de João somos remetidos ao verdadeiro amor e vemos porque devemos ter uma vida de autodoação: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1Jo 3:16) No entanto, é importante perceber que o amor é a expressão de uma coletividade. Não pode existir amor em um Deus singular. Podemos amar porque fomos amados por um Deus comunitário.

3. O sucesso em educar está em realizar em equipe. No primeiro capítulo de Efésios, percebemos a obra da salvação do homem sendo realizada em equipe, em que o Pai é aquele que planeja e predestina, o Filho é quem viabiliza na cruz e o Espírito Santo é a garantia da salvação. Educar é conduzir à transformação. À luz da Trindade, qualquer um que eduque, deveria sempre fazer isso em equipe, seja no ambiente familiar ou escolar. Deveríamos interagir e agir em equipe.

4. Ter um plano claro que conduz à transformação e buscar fazer de tudo para realizá-lo. No mesmo capítulo de Efésios vemos o plano de Deus sendo revelado. “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” (Ef 1:9–10) Um plano pensado na eternidade, sendo revelado didaticamente durante séculos por Deus ao ser humano, para que ele compreendesse com a maior clareza possível quando fosse executado.

Assim, ser bem-sucedido como educador não apenas está no seu desempenho em sala de aula, mas na escolha de um processo cuidadoso, realizado com profundo amor, através de uma equipe, visando a transformação integral do estudante.



Arthur V. G. Lupion

É especialista em Administração pela FGV, mestre em teologia ênfase em ministérios formativos pelo SBPV e doutorando em ministério com ênfase em liderança Cristã pelo Dallas Theological Seminary. Já pastoreou e atualmente trabalha com formação teológica, é Diretor do TeachBeyond Uruguay e coordenador do FOCO em Porto Alegre.

Posts recentes:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil