4 Dicas para Maximizar a Aprendizagem com Vídeos

Vídeos podem servir como excelentes ferramentas educacionais e complementares na sala de aula. Desde a introdução de novos materiais até o reforço de conceitos que já foram abordados em aula, os vídeos são uma maneira útil de ajudar os alunos a interagir e aprofundar sua compreensão sobre o assunto. Se você usa o vídeo como uma ferramenta em sua sala de aula tradicional ou está experimentando com um modelo de sala de aula invertida, aqui estão algumas dicas simples para maximizar o uso dessa ferramenta.

1. Seja breve

Usar vídeos com menos de dez minutos de duração traz mais benefícios de longo prazo para os alunos do que exibir filmes mais longos. Clipes mais curtos ajudam os alunos a manter o foco no objetivo do vídeo, permitindo que eles aprimorem a sua compreensão da ideia, conceito ou habilidade que está sendo ilustrada. Eles também permitem várias visualizações, sem consumir um período de aula inteiro. Uma boa regra geral para a duração do vídeo instrucional é de 1 a 1,5 minutos por ano[1]. (Isso significa que um vídeo de 4 a 6 minutos seria a duração máxima para um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental; um vídeo de 10-15 para um aluno do 1º ano do Ensino Médio.)

Até mesmo ao usar vídeos como recursos suplementares (como usar uma versão cinematográfica de um livro lido em sala de aula), um clipe mais curto é, na verdade, melhor. Em vez de mostrar o filme inteiro, considere mostrar aos alunos uma cena, mas com um propósito bem específico – como contrastar a versão do filme com a mesma cena no livro. Tendo um objetivo claro em vista, os alunos estão mais aptos a assistir ao vídeo criticamente e se envolver com ele academicamente do que se estivessem assistindo ao filme inteiro (o que tende a colocar os alunos no modo de visualização passiva, que eles costumam usar ao assistirem a filmes como entretenimento).



2. Tenha um propósito

Os alunos somente devem assistir a um vídeo em aula se souberem exatamente por que estão assistindo-o. Eles estão buscando informações específicas? O objetivo do clipe é fornecer-lhes um contexto para entender algo que você está prestes a estudar? Quanto mais você direcionar o foco da atenção dos alunos antes de mostrar o vídeo, mais benéfico será o clipe como ferramenta de instrução. Fornecer algumas perguntas antes da exibição é uma ótima maneira de ajudar os alunos a se concentrarem no objetivo.

Também é importante explicar aos alunos a diferença entre assistir a um vídeo para fins de instrução e assisti-lo para entretenimento. Ajustar a expectativa dos alunos vai contribuir bastante para mudar a atenção deles da visualização passiva para a ativa.

3. Promova a Reflexão

Fornecer tempo durante e depois do vídeo para que os alunos reflitam sobre o que acabaram de assistir os ajudará a reter as informações por mais tempo. Se você pediu aos alunos que respondessem perguntas durante o vídeo, pausar o vídeo periodicamente (para videoclipes mais longos) e dar um tempo no final do vídeo para permitir que os alunos tenham tempo para registrar suas respostas é extremamente útil. Pedir aos alunos que participem da discussão sobre o vídeo (seja com a turma inteira, em pequenos grupos, com um parceiro) também serve a esse propósito.

Outra técnica que pode ser útil na reflexão é mostrar o clipe várias vezes, cada vez chamando a atenção dos alunos para uma faceta diferente. Na primeira vez, incentive os alunos a assistir ao clipe para ter uma noção do contexto geral ou da lição. Na segunda vez, peça-lhes que observem detalhes específicos. Na terceira vez, peça-lhes que escrevam as perguntas que ainda têm, etc.

4. Disponibilize

Vivemos em uma época em que é incrivelmente fácil obter acesso a vídeos. Sempre que possível, maximize o acesso dos alunos aos filmes exibidos em sala de aula, fornecendo a eles os respectivos links. Quando os alunos sabem que poderão voltar e revisar o que estão assistindo, isso alivia a pressão de pegar tudo da primeira vez – e esse alívio por si só pode facilitar o processo de aprendizado.
Recursos como YouTube, Vimeo, e Khan Academy oferecem ótimos vídeos instrutivos sobre praticamente todos os tópicos debaixo do sol. Fazer seu próprio vídeo também é uma opção bastante fácil hoje em dia. Aproveite essas ferramentas e traga vídeos instrutivos para sua sala de aula.

Becky Hunsberger
Serviços de Educação de Professores
TeachBeyond Global

Trad. Raphael Haeuser

[1] SAMS, Aaron & BERGMANN, Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day (Inverta sua Sala de Aula: alcance cada aluno, em cada aula, em cada dia).

Posts recentes:

Posts relacionados:

Eventos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil