6 Dicas Práticas para Apoiar Alunos com Dificuldades

Cada aluno que entra em nossas salas de aula foi criado de uma maneira única por Deus e cada um deles tem um conjunto diferenciado de pontos fortes; estes, por vez, são diferentes dos seus outros colegas de classe. Assim como nossos alunos são únicos, também é única a sua capacidade de aprender e aplicar seu aprendizado. Determinados alunos precisam de uma ajuda adicional no processo de aprender. Para alguns, pode ser uma situação particularmente desafiadora social ou emocionalmente e por isso acabam ficando distraídos; para outros, pode ser um conceito difícil de entender, ou eles podem ter imensa dificuldade com determinado assunto ao longo de sua carreira acadêmica. Como professores, é nosso trabalho ensinar e apoiar essa gama de diferentes formas de aprender em nossas salas de aula. Então como fazemos isso de forma realista?

Diferenciação.[1] Scaffolding. [2] Resposta à intervenção.[3] Todos os três são conceitos que podem ser usados para tratar alunos com dificuldades. Essas frases comuns muitas vezes parecem ser uma coisa a mais que precisamos aprender para ensinar. Os professores já estão com muita demanda e, quando se fala de novas estratégias, procedimentos ou novas maneiras de fazer alguma coisa, pode parecer demais.

“Cada aluno aprende de forma diferente, nem melhor, nem pior.” — autor desconhecido

Embora diferenciação e scafolding sejam coisas necessárias em uma sala de aula para dar apoio aos nossos alunos, algumas das melhores estratégias são aquelas que são viáveis, práticas e realistas para as aulas diárias. Essas estratégias não são planos formais, não são mais outra seção do plano de aula que você precisa escrever. São práticas testadas que você pode incorporar em seu ensino diário.

1. Mindset de evolução[4]

Muitos alunos com dificuldades na escola tornam-se pessimistas, desanimados e perdem a motivação para aprender. Criar essa mentalidade de considerar o crescimento individual de seus alunos, ou seja, um “mindset de evolução”, na sua sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa não apenas para seus alunos com dificuldades, mas para todos os alunos. Há poder nos alunos dizendo: “eu AINDA não consigo fazer isso”. Ao fazê-lo, eles demonstram esperança e otimismo que lhes dá o impulso para perseverar no momento de não dominar ou completar uma tarefa.

Para todos os nossos alunos, apontar seu crescimento é importante, mas é particularmente encorajador para os alunos que apresentam alguma dificuldade. Em vez de se concentrar em para onde o aluno deve chegar, aponte o quanto eles cresceram. Descobri recentemente que representar graficamente seu progresso é útil para os alunos verem visualmente o quanto eles estão crescendo. Isso os incentiva a continuar trabalhando duro e avançando.

2. Utilize aprendizagem multissensorial quando possível.

A aprendizagem multissensorial é quando a visão, o som e o toque são usados para aprender novas informações. Uma pesquisa mostrou que crianças aprendem melhor quando todos os seus sentidos são ativados. Um método de ensino holístico – ensino que engloba todo o cérebro – foi desenvolvido com base nesta teoria sobre a aprendizagem multissensorial.[5] Quando as crianças conseguem ver um conceito, ouvir sobre ele e praticá-lo com atividades ou movimentos, é mais fácil para os alunos reterem as informações que aprenderam. Isso pode ser visto no ato de fazer movimentos manuais para novas palavras de vocabulário, criar músicas ou pôsteres para novos conceitos, ou utilizar manipuladores.

3. Dê a seus alunos tempo pra pensar

Como professores, queremos avançar nossas aulas e continuar o cronograma, mas nem todos os alunos têm a habilidade de pensamento rápido. Muitas vezes, os professores esperam menos de dois segundos após fazerem uma pergunta antes de pedir que os alunos respondam. Se esperarmos de cinco a dez segundos para que os alunos realmente pensem em suas respostas, estamos criando oportunidades para os alunos de pensar e responder. Também, oferecemos aos alunos a oportunidade de elaborarem suas respostas.

4. Deixe os alunos escolherem

Quando os alunos podem escolher sua atividade, eles são mais propensos a manter o interesse e a motivação nesta atividade. Dar aos alunos a escolha também os ajuda a sentirem que estão no comando de sua aprendizagem. Isso dá aos alunos a oportunidade de se sentirem capacitados nesse processo, mesmo quando isso possa ser um desafio para eles. Pode ser tão simples quanto fornecer três opções para praticar a mesma habilidade (por exemplo, escrever um parágrafo no diário, gravar um vídeo ou criar uma maquete para explicar o ciclo da água).

5. Reforce conceitos

Reforçar conceitos pode acontecer de várias maneiras – instrução em pequenos grupos, uma revisão no início da próxima lição, ensino individual, oportunidades de prática e ensino entre pares. Alguns alunos precisarão de explicações adicionais e reforço dos tópicos. Certifique-se de construir oportunidades para praticar habilidades, revisar e intervir quando necessário. Construir oportunidades para reforçar os tópicos em sua lição não apenas ajuda seus alunos com dificuldades, mas também todos os seus alunos. Gaste cinco minutos no início da aula revisando o material dos dias anteriores, as habilidades de conhecimento prévio, o vocabulário principal ou concluindo uma revisão pré-aula.

6. Ore e busque ajuda

Duas das estratégias mais importantes para apoiar os alunos em dificuldades são orar e procurar ajuda quando necessário. Ore por sabedoria para apoiar as necessidades de cada um dos seus alunos. Ore para que suas mentes sejam moldáveis e dispostas a aprender. Ore por motivação quando eles se sentirem desanimados. Como professores, queremos ver cada aluno ter sucesso, e às vezes isso significa que também precisamos procurar ajuda daqueles que nos rodeiam. Se você está tendo dificuldade em como dar suporte ao seu aluno, entre em contato com outro professor, um professor de educação especial ou outros na área da educação que você conhece. Você também pode entrar em contato com a equipe do Didaquê (didaque@teachbeyond.org). Não fomos criados para fazer tudo e, às vezes, aqueles que estão fora de uma situação podem nos fornecer técnicas e estratégias criativas para apoiar nossos alunos.

Ame seus alunos enquanto você ensina, incentiva e os capacita com o conhecimento. Mesmo agora, reserve um momento para orar por seus alunos e considere quais das práticas acima você poderia incorporar em suas aulas esta semana.



Lindsey Estes
Diretora Associada
TeachBeyond África

Lindsey lecionou na Educação Básica da África por vários anos. Lindsey gosta de equipar os professores para serem facilitadores bem-sucedidos de aprendizado e transformação.

Texto original em https://www2.teachbeyond.org/article/practical-support-for-struggling-learners

Trad. Davi Guerreiro Farias

[1] Diferenciação na sala de aula se refere à prática de adaptar os métodos e materiais de ensino para atender às diversas necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno individualmente.

[2] Scaffolding é uma técnica pedagógica em que inicialmente o professor oferece apoio, orientação e assistência aos alunos na execução de tarefas, mas gradualmente diminui a quantidade de suporte a fim de auxiliá-los a desenvolverem a confiança e a independência necessárias para realizarem as tarefas por conta própria.

[3] Resposta à Intervenção (do inglês “Response to Intervention” ou RTI) é um quadro utilizado na educação para fornecer apoio e intervenção direcionados a alunos que estão enfrentando dificuldades acadêmicas ou comportamentais.

[4] Recomendo entrar em https://www.mindsetworks.com/science/ para mais informações de como funciona o Mindset de Evolução.

[5] Veja https://wholebrainteaching.com/.

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