Introdução aos Valores do Didaquê

Toda visão de educação está baseada em valores — aquelas crenças que estão “por baixo” e oferecem sustentação ou aqueles princípios que estão “por trás” que nos empurram para a ação. Ou seja, valores não são meramente coisas importantes, circunstancialmente necessárias, mas mas crenças/princípios fundamentais para nos dar orientação e motivação para educar, até mesmo em em momentos de perplexidade, incertezas e transição. Além disso, se queremos ter uma visão cristã de educação, nossos valores devem ser biblicamente justificáveis, ou no mínimo condizentes com a Palavra de Deus.

Mas valores não apenas moldam e impulsionam o processo de ensino-aprendizagem. Eles também fazem parte do resultado da educação, pois valores também são absorvidos, muitas vezes inconscientemente, pelos nossos alunos. A forma como ensinamos tem tanto peso quanto o próprio conteúdo que ensinamos. Por isso, achamos por bem darmos início ao nosso centro de recursos explorando os valores do Didaquê e da TeachBeyond, não apenas do ponto de vista teórico, mas também como eles se manifestam em sala de aula.

Os nossos valores são: 

  • : Confiando em Deus por sabedoria e provisão, crendo que Ele é bom em tudo que Ele faz, nós vivemos em uma audaciosa dependência que reflete essa confiança.
  • Santidade: Valorizando a perfeição moral de Deus, nós buscamos uma vida de pureza, como Ele nos instrui na Sua Palavra e nos capacita a viver através do Seu Espírito que habita em nós.
  • Integridade: Nós vivemos de tal forma que as nossas consciências estão livres de culpa e de nossas ações se alinham com as nossas palavras e pensamentos, para que possamos ser confiáveis e respeitados pelo que realmente somos e estamos nos tornando (isto é, seguidores de Cristo), pela graça de Deus.
  • Amor pelas Pessoas: Nossos pensamentos e ações são motivados por um amor pelos outros que reflete o amor de Cristo por nós e pelo mundo.
  • Criatividade: Nós procuramos explorar, imaginar e inventar, a fim de buscar o que melhora e expande o Reino de Deus na terra, enquanto   alegramos nosso Pai, e levamos alegria para aqueles com quem vivemos.
  • Cordialidade: bondade, alegria, civilidade, afabilidade, e da valorização de diversão e riso refletem nossas origens familiares e marcam nossos relacionamentos interpessoais atuais.
  • Relevância Cultural: Enquanto nós abraçamos a tradição e rejeitamos o sincretismo religioso, nós contextualizamos nossas práticas para as culturas em que vivemos, a fim de apresentar o Evangelho de Jesus Cristo de forma justa e persuasiva.
  • Estabelecimento de Parcerias: Nós acreditamos que geralmente pode fazer as coisas melhor em conjunto com outros do que podemos fazer sozinhos, e que trabalhando de forma colegiada em unidade com outros é um sinal de presença e bênção do Espírito.
  • Excelência: Tudo o que fazemos, fazemos com total dedicação, de acordo com a nossa melhor capacidade, e para a glória de Deus.
Raphael A. Haeuser
Coordenador do Didaquê e Consultor Educacional
TeachBeyond Brasil
Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil