Integridade: ensinando através do exemplo

(série valores)

Como professores, nossa influência se estende muito além de “passar o conteúdo” proposto pelo currículo. Na verdade, muitas vezes o impacto mais duradouro vem do currículo oculto que exemplificamos diariamente. Esse currículo oculto consiste dos nossos valores e da forma como agimos. É aqui que a educação transformadora começa a criar raízes. A integridade é um dos valores centrais da TeachBeyond. Você pode encontrar muitas definições de integridade, mas eu gosto particularmente desta: “Integridade significa seguir suas convicções morais ou éticas e fazer a coisa certa em todas as circunstâncias, mesmo que ninguém esteja te observando.” (www.yourdictionary.com/integrity)

Nosso desafio é demonstrar integridade em cada situação. Na sala de aula, há muitas oportunidades para isso e talvez a mais poderosa seja o modo como nós conduzimos nossos relacionamentos. Professores que são sempre justos e consistentes são respeitados pelos alunos. A maioria das pessoas se lembra de um professor que as tratou injustamente, mas muitas também se lembram de seus professores favoritos, que sempre foram gentis, sempre foram justos e sempre formam firmes em manter seus princípios.

A integridade pode ser demonstrada na sala de aula modelando o comportamento que você espera de seus alunos. Se você espera que as crianças cheguem na hora e estejam prontas para aprender no início de uma aula, então você precisa esperar a mesma coisa de si mesmo. Se você espera que os alunos ouçam com atenção ao que você ou um colega tem a dizer, então é importante que você os ouça direito. É uma grande tentação continuar o que você está fazendo quando uma criança vem lhe contar algo, mas pense em como você reagiria se ela fizesse o mesmo quando você está conversando com ela. Quando você comete um erro, você se desculpa? Quando você faz isso como professor, você está mostrando aos alunos a maneira correta e bíblica de se comportar e você vai inspirar a confiança das crianças.

Viver com integridade não se limita à sala de aula. Podemos demonstrá-la na maneira como nos relacionamos com nossos colegas, com os visitantes à escola e com os pais. O tempo de preparação para um novo ano letivo é um bom momento para refletir sobre como você contribui para as reuniões da equipe, como você responde quando há conflitos, ou como você age quando um colega tem um problema. Em todas essas circunstâncias, geralmente sabemos qual é a coisa certa a ser feita. Integridade exige que nós ajamos de acordo com esse conhecimento.

Colegas, pais ou visitantes muitas vezes têm a habilidade inusitada de querer falar com você em um momento ruim. Como você responde? Muitas vezes, é o tempo ou a falta dele que representa o maior desafio para a nossa integridade. Será que temos tempo para pessoas que realmente precisam de nossa atenção, parando o que estamos fazendo ou organizando um momento mais adequado para as atendermos? Ou nós inventamos uma desculpa rápida para nos proteger? Assim que começarmos a usar desculpas e procurar atalhos, corremos o risco de perder nossa integridade. Como diz o ditado: “Honestidade é sempre a melhor política”.

Considere estes cenários:

  • Sua colega está lutando com uma doença familiar e, no intervalo, você vê que ela está chateada. Ela pergunta se pode falar com você depois das aulas, mas você já outros planos. O que você faz? Você inventa uma desculpa?
  • Você promete trazer uma atividade ou um livro para mostrar aos alunos, e esquece. Você sabe que eles estavam ansiosos para isso. Você admite que esqueceu ou inventa uma desculpa?

Como crentes, Jesus é o nosso modelo. Ele sempre fez a coisa certa. Mesmo quando estava cansado, ele teve tempo de tratar todos com compaixão e cuidado e de dar-lhes à devida atenção. Ele exemplificou uma vida cheia de integridade. Eu oro para que nós também tenhamos essa aspiração. Que possamos ser professores que sempre agem com integridade.

David Midwinter
Diretor Nacional do Reino Unido
TeachBeyond

Traduzido por Raphael A. Haeuser

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

CONHEÇA OS OUTROS VALORES:


POSTS RECENTES:


Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil