Guiné Bissau ganha atendimento

Sérgio e Paula Menezes, ambos dentistas e professores em Fortaleza, acolheram um jovem guineense no ano de 2000 em sua casa após perseguição religiosa em seu país de origem motivada por sua conversão ao Evangelho. O casal foi desafiado pelo Ministério de Missões de sua igreja local, à época, e assumiram a responsabilidade, em amor, de adotá-lo como filho e viabilizar-lhe estudo e discipulado, levando-o, dois anos depois, à conclusão do curso de Auxiliar de Enfermagem quando pôde voltar ao seu país. Um gesto de compaixão e fé que rendeu muitos frutos! 

Em 2006, percebendo a enorme dificuldade com relação à odontologia nesse país, sobretudo pela presença de apenas três dentistas atuando lá, Ismael, o novo filho do casal, solicitou ajuda para um apoio mais direto e intenso diante dessa necessidade local. Desde então, Sergio e Paulinha vem realizando várias viagens à Guiné-Bissau para atendimento da população e capacitação informal de profissionais. 

Em 2009, o jovem voltou ao Brasil, já casado e viveu um novo tempo de treinamento e qualificação em um curso Técnico de Odontologia, concluído em 2011. Eles sempre entenderam que missões se faz indo e recebendo, desde que no fluxo, haja transformação! Hoje, essa família, continua sendo mentoreada e apoiada financeiramente pelo casal e estão envolvidos diretamente nos projetos/processos que estão em andamento em Guiné-Bissau.  

Em 2018, sonhando grande e avançando com várias parcerias estratégicas, o casal conseguiu – graças a Deus – em um esforço conjunto com a Faculdade de Odontologia Unichristus e o apoio dos parceiros feitos em todo esse processo, realizar o primeiro Curso Técnico em Odontologia, formando 21 profissionais para servir ao país. Foi nesse momento que eles conheceram a TeachBeyond através do Pr Bruno Brandão e foram desafiados a tornarem-se membros associados. 

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Saúde de Guiné-Bissau, sendo parte um programa oficial do governo local. Os próximos objetivos contemplariam um curso de graduação na área – uma inédita e transformadora iniciativa – com uma série de eventos a partir de então. 

Depois que Sergio e Paulinha tornaram-se parceiros do TeachBeyond, muitas outras possibilidades emergiram como sonhos e projetos para o país. Com as conexões feitas com outras organizações missionárias e igrejas locais, Guiné-Bissau tornou-se uma linda oportunidade como destino missionário, principalmente para nós brasileiros, pela facilidade com a língua e a identidade cultural. Dentro dessa perspectiva e por todo o histórico e esforço dessa família, o Centro Universitário Christus (Unichristus) em Fortaleza – CE, retornou à Guiné juntamente com o Dr. Sergio nesse mês de março (2023) para fechar os detalhes da graduação que começará no segundo semestre, se Deus permitir.

Eles, que estão sonhando com o avanço do Reino em Guiné pelas vias da odontologia e da educação, estão dando os primeiros passos para implementação de um curso híbrido (presencial e EAD) de formação técnica de protéticos para implantação de um laboratório para confecção de próteses — até então inexistente no país. Uma nova missionária dentista, já apresentada ao TeachBeyond, está se aproximando para tornar-se parceira nesse projeto. 

Os atendimentos nas aldeias, em parceria com as igrejas locais, fortalecem o processo de evangelização e discipulado das comunidades, gerando frutos. Acreditamos que o momento é estratégico e oportuno para chegarmos juntos, firmes e fortes nas transformações que o Senhor tem conduzido.

Certos de que muito o Senhor tem para realizar em e a partir de Guiné-Bissau, contamos com as orações dos irmãos e o olhar estratégico para essa nação e seus campos prontos para a colheita.

Comitiva do TeachBeyond encontra-se com prefeito de Nova Petrópolis

Uma comitiva do TeachBeyond Brasil formada por Marcos Reis, Presidente, Marcelo Klug Coordenador Administrativo, e Ednardo Duarte, Coordenador Ministerial, esteve presente na Prefeitura de Nova Petrópolis neste último 17 de abril, junto ao parceiro Braulio Kayser, para apresentar a organização ao prefeito Jorge Darlei Wolf. O relato intencionou abranger um pouco mais sobre a realidade educacional da cidade. Foram abordados assuntos relacionados à visão, missão e valores do TeachBeyond, bem como exemplos práticos de iniciativas educacionais que poderiam servir ao Município.

Lançado o Casulo – Hub de Arte e Cultura!

O Casulo, por definição, é um espaço de artes e linguagens onde são oferecidas aulas de teatro, música, artes e línguas estrangeiras. Atualmente, ele é formado por professores autônomos já membros do TeachBeyond dos quais Gustavo Brocker e Tami Sato, os organizadores do projeto.  As atividades acontecem na sede nacional do TeachBeyond em Gramado, Rio Grande do Sul, com aulas para todas as faixas etárias, não apenas crianças ou adolescentes em idade escolar. 

O Casulo inicia de uma conversa onde se cogitou a retomada da antiga academia de inglês, mas percebeu-se que muitos missionários e voluntários tinham o dom de ensino em diferentes áreas e que muitos inclusive tinham formação ou experiência pedagógica. A partir disso, o Casulo surge como um espaço que possibilita o ensino multidisciplinar, como em áreas da música, artes visuais, teatro e inglês.

Uma das motivações para o projeto veio a partir de uma reflexão sobre a educação formal e suas defasagens quanto ao desenvolvimento de linguagens e artes — que muitas vezes não são bem desenvolvidas dentro do ensino tradicional. Sabe-se que existe uma necessidade de um ambiente seguro para o desenvolvimento de habilidades pouco exploradas nos ambientes mais tradicionais de ensino. O trabalho do Casulo vem ao encontro desta necessidade, buscando fornecer um ambiente seguro com oportunidade de desenvolvimento a partir do investimento integral na vida do aluno, pensando um ensino transformador que esteja além do conteúdo.

O Casulo dá ênfase nas artes porque entende que elas são ferramentas significativas capazes de promover autoconhecimento, reflexão, contemplação e assim, oportunidade para transformação. No que se refere às linguagens, acredita-se que o falar uma segunda língua funciona como um grande conector entre pessoas, capacita o indivíduo profissionalmente e abre portas para novas oportunidades. 

Um dos objetivos também é a acessibilidade: tornar as artes e linguagens mais acessíveis, tanto na questão de localização geográfica como também economicamente. A acessibilidade também inclui os professores, por isso o hub promove um ambiente de qualidade e acessível para o professor poder ministrar suas aulas. O Casulo busca ser o elo entre o professor e o aluno, ajudando o professor a divulgar suas aulas e ajudando o aluno a encontrar o professor para aquilo que ele necessita. A longo prazo, o Casulo deseja ser um hub de professores de áreas distintas, como reforço escolar e workshops de educação financeira. 

O Casulo é um projeto que visa transformar vidas através do ensino e do desenvolvimento de habilidades. Por meio das aulas ofertadas, unimos professor e aluno em um objetivo comum de crescer integralmente, como indivíduos, aprimorando as habilidades que o Criador nos deu. 

Para acompanhar o que tem acontecido, você pode seguir @casulogramado no Instagram!

O AMOR À COMUNIDADE E AOS CAVALOS AJUDA A ESPALHAR O EVANGELHO NA ESPANHA

Quando a maioria das pessoas pensa em missões no exterior, elas têm uma imagem muito específica em mente. A maioria das pessoas até tem uma imagem específica do que significa fazer missões no exterior com o TeachBeyond: ficar em frente a uma turma cheia de alunos entusiasmados. Mas Deus nos chama para espalhar Sua palavra em todos os aspectos de nossas vidas, e dois membros do TeachBeyond na Espanha estão espalhando o Evangelho e trazendo cura para os necessitados por meio de nossos programas de educação informal.

Jorge e Ruth Torres são missionários do TeachBeyond servindo na Espanha. Jorge e Ruth servem por meio do Curso Alpha, que eles descrevem como “uma série de jantares semanais com um vídeo e perguntas para discussão destinadas a acolher ateus, agnósticos e pessoas de outras religiões. Os participantes podem fazer perguntas e compartilhar opiniões sem julgamento enquanto também ouvem uma apresentação do Evangelho e testemunhos.” Por meio deste programa, já viram descrentes se voltarem para Deus, e vários outros considerarem iniciar um relacionamento com Deus. O trabalho de Jorge também incluiu organizar voluntários de igrejas locais para alimentar mais de 40 pessoas e treinar líderes para ajudar a manter o programa, além de organizar um retiro de fim de semana centrado no Espírito Santo, acessível a famílias com crianças.

Ruth tem trabalhado em um ministério que usa cavalos como ferramenta de ensino e missões. Ela descreve o ministério como a oferta de algo diferente do tradicional para pessoas (muitas vezes crianças) que estão passando por uma crise ou situação difícil. Ruth explica que uma das maiores necessidades dessas crianças é construir relacionamentos saudáveis que incluam segurança e confiança. Os cavalos têm uma maneira única de se conectar com as crianças, pois também precisam se sentir seguros para se relacionar com as pessoas, e as pessoas feridas geralmente estão mais abertas a se relacionar com um animal do que a confiar em outra pessoa. Os cavalos são muito sensíveis à linguagem corporal de uma pessoa e podem até mostrar empatia por alguém que não está se sentindo bem. O ministério de Ruth oferece um ambiente onde Deus pode usar voluntários cristãos e cavalos para trazer cura e restauração para aqueles que precisam. O ministério de Ruth já trabalhou com crianças e mulheres resgatadas do tráfico humano e que puderam participar de suas sessões de terapia com cavalos.

Somos gratos pelo trabalho que Jorge e Ruth estão realizando e pelo lembrete de que o ministério pode assumir muitas formas a serviço da glória de Deus.

Texto original em https://www2.teachbeyond.org/article/love-of-community-and-horses-helps-spread-the-gospel-in-spain

Tradução: Luiza Zagonelx

De Boinas: excelência em aprendizado teológico digital

O De Boinas chegou com uma proposta de conversar sobre tudo sem medo de ser feliz!

Os coordenadores do ministério são Ticiano e Laura, que trazem bagagens de projetos como grupo ABC² Gramado (dirigido também por eles) e o Theolab (outro ministério TeachBeyond Brasil), ambos voltados para o diálogo entre ciência e fé.

Mas o De Boinas, como o nome sugere, procura fugir do foco no público acadêmico, dando mais atenção a quem gosta de falar sobre esses assuntos diversos de uma forma mais “de boas”. O ministério dá atenção a temas que tangem cultura e fé, mas sem abrir mão de humor e descontração.

O propósito é falar sobre o nosso Deus, tornando todos os assuntos, sejam eles fáceis ou difíceis, acessíveis para o maior público possível.

Além do conteúdo digital em artes, textos e vídeos curtos, o De Boinas vai até igrejas e eventos para pregações e preleções, além da organizar rodas de conversa sobre temas de interesse. Nesse último formato, o De Boinas utiliza-se da parceria com o Grupo ABC² Gramado para através das reuniões mensais do grupo expandir presencialmente temas muitas vezes conversados online, tanto em Gramado, como em outras cidades cujas comunidades chamarem o projeto.

O De Boinas pode ser acessado no Instagram @conversandodeboinas , e em breve no Youtube.

Beyond Sports tem novo projeto

No ano de 2022 nasceu o Beyond Sports, um ministério com a missão de fazer Deus conhecido através do esporte. Somos uma equipe pequena composta pela Êmina (coordenadora), Álisson (integrante), Tabea (integrante) e o Guto (conselheiro). Uma equipe que ama esporte e ama mais ainda falar de Cristo por meio dele! 

Nosso primeiro projeto foi a escolinha de futsal feminino Pumas da Serra em Canela no Rio Grande do Sul. Lá nos encontrávamos semanalmente e além de jogar futsal, compartilhávamos as verdades eternas que transformam. Não foi fácil começar! Não tínhamos um espaço, nem material e nem uma grande equipe. Mas Deus foi conduzindo tudo e nos mostrando na prática que somos apenas cooperadores em sua missão.

Não conhecíamos muito bem a realidade do bairro onde a primeira turma começou. Eles também não nos conheciam e oramos para que pudéssemos refletir a luz de Cristo naquele local. Nós tivemos o primeiro treino e, sem que falássemos que éramos cristãos, o senhor que cuida do ginásio veio até nós para perguntar quem éramos, porque ele viu que o projeto tinha algo de muito diferente. Na ocasião compartilhamos do amor de Deus a ele falando que nosso trabalho ia além do esporte e também além de falar sobre princípios, mas sim tinha o coração em falar da mensagem do Evangelho que transforma vidas!

Trabalhamos com quatorze meninas adolescentes ao longo de um semestre e o que a princípio era um encontro para jogar futsal, para a maioria delas se tornou um espaço onde podiam falar sobre seus medos, inseguranças e sonhos. Tivemos a alegria de ter algumas alunas que ganharam bolsas para participar do Acamp-Serra na temporada de verão, onde tiveram um maior contato com a missão e principalmente com Deus.

Esse ano planejamos continuar com a nossa primeira turma e acrescentar mais duas, agora também em Gramado, atendendo meninos e meninas. Estamos muito animados e na expectativa do que Deus irá fazer! Além da nossa equipe teremos alunos do @STG participando de uma das turmas como ministério da semanal.  Orem por nossa equipe, por voluntários, por nossos alunos e por oportunidades para falarmos do amor de Deus!

Contato: pumasdaserra@gmail.com