Capacitando os Alunos para Lidar com Decepções

Como educadores, podemos nos sentir responsáveis por muito mais do que apenas ensinar seus alunos sobre uma área acadêmica. Em um dia comum, podemos exercer o papel de treinador, pai ou mãe, mentor e, até mesmo, conselheiro. Um dos desafios mais comuns enfrentados por nossos alunos é a decepção, e precisamos estar preparados para ajudá-los nesse aspecto. Neste artigo, discutiremos como identificar a decepção nos alunos, como podemos responder a ela, e como ajudar outros a lidarem com ela.

Identificando a Decepção nos Alunos

É comum esperar que emoções como a decepção se manifestem como tristeza, mas, como muitas de nossas emoções, ela pode se manifestar de maneira diferente, aparecendo disfarçada de raiva, retraimento, irritabilidade e brincadeiras bobas. Dependendo da idade biológica e do desenvolvimento de nossos alunos, é sempre uma boa ideia exercer o papel de detetive se um aluno estiver agindo um pouco fora do comum. Faça algumas perguntas com gentileza e curiosidade, e você pode se surpreender com a resposta que receberá. Quando se trata de emoções, incluindo a decepção, não devemos presumir que nossos alunos, mesmo os mais velhos, saibam identificá-las neles mesmos. Muitos de nós, criados pelos mais bem-intencionados pais ou responsáveis, não fomos ensinados intencionalmente a ter consciência emocional.

Essa consciência emocional envolve ser capaz de identificar como as emoções se manifestam, onde as experimentamos em nossos corpos e como se distanciar o suficiente delas para identificar o que está acontecendo dentro de nós. Essa é uma ótima lição socioemocional para ter em sua sala de aula, seja você professor de jardim de infância ou de último ano do ensino médio. Peça aos alunos que fechem os olhos e comecem a notar o que estão sentindo e onde o estão sentindo. Para os alunos co dificuldade em identificar seus sentimentos, você pode fornecer uma lista de emoções como sugestões. À medida que os alunos crescem em sua autoconsciência, eles poderão crescer em sua capacidade de autocontrole e autorrepresentação.

Como Responder à Decepção

Quando a decepção surge, ela pode aparecer como um breve desconforto, chegando até a um profundo sentimento de tristeza. A primeira coisa que podemos fazer como educadores é reconhecer que a decepção faz parte do espectro normal das emoções humanas. Expectativas não atendidas geram decepção, e, infelizmente, este é um fenômeno universal. A história que contamos internamente a nós mesmos é de imensa importância quando enfrentamos a decepção. Imagine que três alunos recebendo notas baixas em uma prova:

  • Aluno 1: “Claro que isso aconteceu. Por que me importar?”
  • Aluno 2: “Isso é terrível. Sou um zero à esquerda. Não vou conseguir ter uma boa nota no ENEM.”
  • Aluno 3: “Ah, isso não é bom. Eu sei que dei o meu melhor. Acho que preciso pedir ajuda.”

Todos esses alunos estão cientes que sua nota foi ruim e que há uma expectativa que não foi atendida. O que esperamos é que, no processo de reconhecimento, nossos alunos ainda possam se amar e se apreciar, possam se ver como capazes de crescer e aprender, e possam se considerar dignos de receber ajuda, seja ela ajuda acadêmica ou emocional. Essa capacidade de nos vermos como merecedores de amor, apesar do fracasso, vem de mãos dadas com a sensação de que somos amados e valorizados por Deus, e é outra grande lição para trazer para a sua sala de aula. Como educadores, temos centenas de oportunidades a cada ano letivo para discutir a decepção com nossos alunos, bem como maneiras saudáveis, produtivas e amorosas de responder a nós mesmos, quando enfrentamos a decepção.

Como Ajudar os Outros com a Decepção

Muitos alunos também querem saber como apoiar seus amigos em momentos de decepção. Isso pode parecer uma tarefa assustadora quando não sentimos que nossas próprias necessidades de conforto ou compreensão estão sendo atendidas. Quando se trata de apoiar nossos colegas, queremos nos concentrar em reconhecer o que eles estão passando e como eles dizem que se sentem. Não importa se nos sentiríamos da mesma maneira na mesma situação. O que importa é que vemos e reconhecemos o que a outra pessoa está passando. Isso pode ser incrivelmente poderoso na vida daqueles que estão ao seu redor e, surpreendentemente, não exige muito de nós. Não precisamos encontrar um lado bom ou um aspecto positivo para um amigo que está decepcionado; não precisamos reinterpretar a situação ou até mesmo nos sentir responsáveis por animá-los.

Podemos simplesmente dizer: “Posso perceber pelo que você está dizendo (ou pela expressão em seu rosto) que isso está sendo difícil para você. Você está realmente decepcionado. Está tudo bem se você se sentir assim. Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar?” Se todos tivessem um amigo que os visse dessa maneira, haveria muito menos solidão no mundo.

Como educadores, temos muitas oportunidades para trazer isso para o ambiente educacional. Por exemplo, podemos incorporar isso em uma lição ou discussão em sala de aula ao compartilharmos uma experiência que tivemos com a decepção e como lidamos com ela: “Isso aconteceu, e estou muito decepcionado com isso. Sabe, eu talvez nunca saiba por que isso aconteceu. Mas eu tenho lidado com isso dessa forma e tenho falado com Deus e comigo mesmo sobre isso dessa forma. E isso aqui é a coisa mais útil que alguém na minha vida já me disse sobre essa situação.” Normalize isso para seus alunos e eles se sentirão menos sozinhos na próxima vez que experimentarem sua própria versão de decepção.



Sarah Fine
TeachBeyond Global

Sarah é uma assistente social clínica licenciada e anteriormente serviu na TeachBeyond como conselheira escolar. Seu marido, Keane, é diretor de comunicações da TeachBeyond.

Texto original em https://teachbeyond.org/article/equipping-students-to-manage-disappointments

Trad. Raphael A. Haeuser

Fotos
Teacher with Girl. Shutterstock. Resized.
Caring for Each Other. Shutterstock. Resized.
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