Estabelecendo Limites Saudáveis

Não sei como anda a sua vida diária agora. Talvez você esteja sobrecarregado com de repente ter que dar aulas para os seus filhos, ou adaptar-se à educação virtual, ou liderar a sua escola para uma nova fase de aprendizado. Talvez você tenha mais tempo livre, já que o vírus interrompeu o que você pode fazer ou limitou o seu campo de atuação. Seja como for, estabelecer limites saudáveis são muito importantes para você e para as pessoas ao seu redor. À medida que esta fase de vida vai se estendendo, prosseguimos da melhor forma que pudermos. Com a sabedoria e graça de Deus, esta época da vida pode ser de crescimento.

Por que os limites são importantes?

Todo mundo está ansiando por limites e expectativas claras agora. Houve uma agitação em nossas vidas, nossas agendas não existem como antes e cada dia parece que está se misturando com o seguinte. Muitos de nós nunca trabalharam de casa, e nem mesmo buscavam isso. Estabelecer limites e expectativas para esta temporada é crucial para alcançar nossos objetivos e, mais importante, fazer com que nossas famílias, amigos e alunos se sintam seguros com o conhecimento de como e quando podem contar conosco nesta situação. A falta de limites confunde as pessoas em nossas vidas. Com as incertezas atuais, é importante para as pessoas que dependem de nós saibam quando e de que forma podem contar conosco.

Ideias sobre limites a serem definidos:[1]
  • Durante o horário de atendimento ao público, crie uma resposta automatizada que inclui respostas a perguntas frequentes. Isso pode ajudar as pessoas a resolverem seus problemas por conta própria e não depender de precisarem de você o tempo todo. Isso também vai ajudá-los a saber quando podem receber uma resposta sua.
  • Defina limites para o uso de eletrônicos, e não somente para as crianças! A remoção de certos aplicativos de notícias ou a desativação de notificações para o seu e-mail de trabalho podem fornecer o espaço e o tempo para respirar que você não sabia que precisava. Reserve alguns horários para assistir às notícias uma ou duas vezes por dia e pronto!
  • Mantenha as coisas simples. A maioria de nós não foi projetada ou preparada para viver ou trabalhar dessa maneira. Não há problema em manter as coisas simples. Você sempre pode acrescentar coisas quando tiver padrões e agendas funcionando. Isso vale para você, sua família e seus alunos.
  • Tenha um local de trabalho consistente. A designação de um local de trabalho fornece aos seus familiares / colegas de quarto um sinal visual de que você está trabalhando e permite que eles respeitem seu tempo de trabalho.
  • Defina horários e espaços para seus diferentes papéis ao longo do dia. Onde e quando você ajuda seus filhos no trabalho escolar? Ou se exercita? Ou tem seu tempo a sós com Deus? Ou assistir Netflix?

Certamente a parte mais difícil de estabelecer limites saudáveis é preservar aqueles que você definiu e comunicá-los a todos os envolvidos. Tendemos a querer dar tudo aos nossos alunos, filhos e amigos, mas simplesmente não conseguimos. Este é um momento único em que todos estamos sofrendo ou somos impactados de alguma forma. “Os limites fazem parte do autocuidado. Eles são saudáveis, normais e necessários.”[2] Precisamos cuidar de nós mesmos para poder cuidar adequada e amorosamente dos outros. Essa é uma boa prática em todas as situações e algo bom para modelar e implementar também para nossos filhos e alunos.

Posso oferecer conselhos, mas no final das contas, há alguém que tem a sabedoria suprema e nos dará discernimento sobre como conduzir nossos dias. O Criador do mundo, que não é pego de surpresa com nada disso, quer falar aos nossos dias e dar-nos criatividade, alegria e força para continuarmos.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tg 1:5)

Minha oração é que você busque a sabedoria de Deus sobre como viver nesta época.

Morgan Newcomb
Especialista em Educação Especial
TeachBeyond, Ásia


[1] Conover, Carrie. “Building Healthy Boundaries.” educators2educators, Apr. 2020, www.educators2educators.com/healthy-boundaries.

[2] Martin, S. (2018). Quotes to Inspire Healthy Boundaries. Psych Central. Retrieved on April 6, 2020, from https://blogs.psychcentral.com/imperfect/2016/06/quotes-healthy-boundaries/

Foto: calendar, RL Hunsberger. Online Learning, via Shutterstock.

Morgan Newcomb é professora de alunos com necessidades especiais, certificada por de Chicago, IL. Atualmente, atua no Sudeste Asiático como consultora em educação especial.

 

Para um Momento Como Este (COVID-19)

Em função do atual momento em que vivemos, com medos e incertezas em relação ao COVID-19, o TeachBeyond Brasil criou este espaço de leituras para encorajamento da fé e como ponto de esperança para sociedade.

Posts recentes:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil