19 Dicas para Entreter seu Filho

Em tempos de distanciamento e isolamento social, pode ser difícil manter as crianças entretidas. As seguintes atividades, além de ajudar seus filhos a se manterem ocupados, são educativas e não exigem muito custo ou preparação da parte de professores ou pais.

1. Entreviste um membro da família. Tirar um tempo para aprender mais sobre as pessoas da sua família pode surpreender os seus filhos. Isso faz com que eles se aprofundem e pensem em suas perguntas e respostas. Guarde essas entrevistas para poder lê-las novamente.

2. Meça a área e o perímetro de cada cômodo da sua casa. Esta é uma habilidade matemática que todos precisam saber como fazer. Pontos de bônus se eles fizerem as janelas também, para saberem o tamanho das cortinas!

3. Fique em silêncio por 15 minutos e depois escreva sobre a experiência. Em um mundo em que há tantas distrações, é incrível o que percebemos quando estamos em silêncio.

4. Construa um “forte de fábula” com cobertores e cadeiras. Enquanto você acampe no seu forte, leia algumas fábulas e crie histórias para contar à sua família durante o jantar. Os seres humanos amam contar histórias. Não sabe que é uma fábula? Aprenda mais sobre fábulas e leia algumas delas aqui: https://www.culturagenial.com/fabulas-de-esopo/ ou aqui https://www.pensador.com/fabulas_de_esopo/

5. Aprenda o Código Morse. Use-o para se comunicar com seus irmãos através de paredes e pisos. É muito divertido (e inteligente) usar o Código Morse como uma maneira de manter as mensagens secretas. Saiba mais aqui: https://pt.wikihow.com/Aprender-Código-Morse

6. Coloque os temperos em sua cozinha em ordem alfabética. Você acha que apenas os livros podem ser alfabetizados? Provavelmente o cozinheiro da sua família irá apreciar um armário de temperos organizado, mas talvez seja aconselhável verificar com ele ou ela antes, né?

7. Fique acordado até tarde e observe as estrelas. Quando você não precisa ir à escola pela manhã, pode ser bom ficar acordado até tarde de vez em quando. Se as crianças estiverem curiosas, pesquise na internet sobre astronomia e mapas celestes

8. Ligue para um avô ou parente mais velho. Peça que lhe ensine uma música de quando eram crianças. Assim como o número #1, isso é algo que realmente pode ajudar as crianças a aprenderem mais sobre as pessoas em suas vidas.

9. Aprenda dez palavras difíceis. Escreva-as com marcador no espelho do seu banheiro. Não se preocupe, o marcador sai dos espelhos facilmente. Enquanto isso, viva para grandes palavras como: onipresente, irreverente e redundante.

10. Sente-se em silêncio por 15 minutos e escreva todos os sons que ouve. Quando terminar, classifique os sons (tom agudo / grave, volume alto / baixo, produzido pelo ser humano ou natural, etc.). O número #3 começou com as crianças prestando atenção ao silêncio. Nesta atividade, vamos encorajá-las a fazerem comparações.

11. Coloque um livro, um brinquedo e um objeto dos quais você gosta em uma pequena mesa à luz do sol. Desenhe ou pinte uma natureza morta colorida. Esta é uma ótima maneira de expressar seu amor por algo. Para uma variação disso, tente maneiras diferentes de pintar a natureza morta “como” um artista famoso.

12. Encontre, escolha e disseque uma flor. Pense e aja como um cientista quando você escolhe uma flor e desmonta cuidadosamente suas partes. Faça anotações. O que você aprendeu?

13. Se você tiver escadas, suba e conte-as. Desça e conte de dois em dois. Suba e conte de três em três. Continue até dez. Este simples truque de prática de matemática faz as crianças pensarem em números e se exercitarem ao mesmo tempo!

14. Classifique vinte objetos do dia a dia por forma, tamanho, cor, altura, massa e material. Aprender a classificar e organizar as coisas é uma habilidade útil para leitura, matemática, ciências e história. Em outras palavras, é realmente útil.

15. Meça o comprimento da sua cama usando cinco unidades diferentes do padrão. Por exemplo, minha cama tem 126 blocos de montar. E a sua cama tem quantos?

16. Ligue para uma pessoa que fala um idioma diferente do seu e que você não conhece muito bem. Peça que eles te ensinem cinco palavras ou frases comuns. Se você não puder fazer isso, troque seus programas de TV para um idioma diferente e tente descobrir o que está acontecendo.

17. Crie e use um código secreto. Na dica nº 5, trabalhamos com o Código Morse, agora crie seu próprio código. Envie mensagens para as pessoas em código, peça para que descubram e escrevam de volta!

18. Adiante o relógio três horas e sete minutos. Sempre que alguém precisa sabe que horas são, ajude-os a descobrir subtraindo. Isso é irritante, mas também totalmente divertido ;D. Talvez -3h 07 min pode ser o novo fuso horário para a sua família!

19. Usando papel, fita e barbante, projete, construa e teste um dispositivo que avise quando alguém abre o armário da cozinha. Desenvolver ideias que podem ser úteis para os seres humanos é uma das melhores habilidades que podemos promover nas crianças.



Equipe Didaquê

Traduzido e adaptado do post de Kimberly Moran em www.weareteachers.com.

 

Para um Momento Como Este (COVID-19)

Em função do atual momento em que vivemos, com medos e incertezas em relação ao COVID-19, o TeachBeyond Brasil criou este espaço de leituras para encorajamento da fé e como ponto de esperança para sociedade.

Posts recentes:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil