Onde Está Deus no Ensino Remoto?
Bem-vindo ao mundo à distância — ou da aprendizagem com distanciamento social. Você pode não apreciar essas boas-vindas, mas, em parte ou no todo, seu ambiente de ensino e aprendizagem pode precisar abraçar essa realidade. Esta temporada de aprendizagem interrompida levantou muitas perguntas, como quais plataformas, materiais, avaliações, etc., são apropriados e eficazes? No entanto, há uma questão mais fundamental aqui, por baixo e ao longo de todo esse esforço para ajustar nossas práticas pedagógicas.
A pergunta é do tamanho de Deus: Como o nosso entendimento de Deus e da cosmovisão cristã influenciam esses ajustes? Vamos olhar para a pessoa, a pedagogia e a provisão de Deus para ajudar a resolver esta questão.
A Pessoa de Deus
Em tempos difíceis como este, é útil refletir e agir de acordo com a compreensão da natureza, atributos e caráter do nosso Pai celestial.
Deus ainda é soberano. A soberania é um mistério profundo. Qual é o papel de Deus na atual pandemia e todas as interrupções decorrentes? Falta-nos tempo e espaço para nos aprofundarmos aqui, mas basta dizer que a soberania de Deus significa que Ele só presta contas a Si mesmo e às Suas próprias intenções. Ele está no controle e opera todas as coisas para Sua glória.
Deus é ainda é onipresente. Portanto, Deus continua presente na sala de aula, especialmente em Seus educadores e educandos cheios do Espírito. Ele está em você e agindo na vida dos seus alunos, mesmo quando eles não estão fisicamente uns com os outros.
Deus ainda é o Redentor. Ele pode pegar nossos esforços às vezes ineptos e nossos erros flagrantes e redirecioná-los para Seus propósitos, para Sua glória e até mesmo para o nosso benefício. Quando admitimos humildemente as nossas limitações profissionais aos nossos colegas e alunos, Seu toque redentor pode se tornar visível.
Deus ainda é gracioso. Lembre-se de que todos os nossos sucessos no gerenciamento de ensino remoto — como em tudo na vida — são creditados à Sua bondade, graça e provisão. Mais do que nunca, precisamos demonstrar graça para com os nossos alunos em situações em que falta interação presencial. Já que não temos o feedback imediato que tínhamos no ambiente tradicional, precisamos ser ainda mais cautelosos na elaboração das instruções online, considerando bem nossas palavras e entonação.
A Pedagogia de Deus
A “pedagogia” de Deus e Sua provisão podem vezes ser vistas como um paradigma de aprendizagem remota. Consideremos quantas coisas fazem parte da nossa fé, mas que não levam em conta a distância de espaço e tempo que está embutida nelas.
Valorizamos o testemunho de Deus e da Sua beleza no ato da Criação, nas maravilhas do mundo natural e nas glórias dos céus (Sl 19). A luz de uma galáxia distante viajou pelo espaço e pelo tempo para nos contar algo sobre Sua glória.
A própria Escritura foi composta ao longo de um milênio e meio. Algumas partes foram compiladas a partir de tradições orais. Cartas que atravessaram distâncias geográficas e culturais informam nossa ortodoxia. As passagens bíblicas apocalípticas, escatológicas e proféticas falam, por assim dizer, a partir do futuro.
Que possamos ter a imaginação humilde e sagrada para pensar que Deus pode usar os nossos esforços no ensino distanciado para ecoar o Seu próprio domínio poderoso.
A Provisão de Deus
Através de Cristo, o Espírito Santo habita nas nossas mentes e corações. Em 1 Coríntios 2, Paulo contrasta as crenças de uma pessoa “natural” com uma pessoa “espiritual”, onde faz uma pergunta retórica: “Pois quem entendeu a mente do Senhor para que possa instrui-lo?” e afirma audaciosamente “Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1Co 2:16). Em João 6: 63b, Cristo afirma que “As palavras que eu vos disse são espírito e vida”. Há provisão abundante na Palavra e no Espírito de Deus.
E, claro, há a provisão da oração. A oração concentra nossa atenção na pessoa e na presença de Deus, nos dá a humildade diante da nossa determinação de acertar perfeitamente e de depender das nossas próprias forças. A oração, em suas formas misteriosas e surpreendentes, move o Senhor a habitar nos nossos esforços, bem como em tudo o que fazemos em Seu nome.
Que possamos operar a partir de uma compreensão robusta da pessoa, pedagogia e provisão de Deus, enquanto nos engajamos no alto privilégio da educação, quer nossos estejam próximos ou distantes. Já no nosso Deus está sempre perto.
Russ Kraines
Apoio Regional de Serviços Escolares | Europa
TeachBeyond Global
Tradução: Raphael A. Haeuser
Para um Momento Como Este (COVID-19)
Em função do atual momento em que vivemos, com medos e incertezas em relação ao COVID-19, o TeachBeyond Brasil criou este espaço de leituras para encorajamento da fé e como ponto de esperança para sociedade.
Posts recentes:
Compartilhe este texto
Fique em contato com a gente
Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!