9 Maneiras de Interagir com Seus Alunos no Ensino Remoto

“Christine, você deveria considerar dar aulas online. Acho que esse será o futuro da educação!” Minha mãe exclamou quando eu estava me preparando para mais um dia de trabalho em uma escola cristã nos Estados Unidos. Ela estava lecionando de forma virtual na Johns Hopkins e estava “alucinada” sobre como era bom trabalhar remotamente.

“Mas o que eu mais gosto em ser profe é me relacionar com os meus alunos”,  respondi, “e não dá pra fazer isso direito online”. Mal sabia eu que, apenas alguns anos depois, seria forçada ao ensino virtual em tempo integral. Para minha surpresa, eu encontrei alegria no ensino à distância e também descobri maneiras de me conectar com meus alunos.

Aqui estão algumas dessas maneiras que comecei a fazer:

  1. Feedback significativo: embora corrigir tarefas geralmente não é o que mais gosto de fazer, adorei ver o impacto que o envio de comentários encorajadores para meus alunos pode ter. Tive até um aluno que me agradeceu pelo meu feedback, dizendo: “As suas palavras de incentivo me fazem querer continuar indo bem!”
  2. Horário Escolar e Acompanhamento Individual: Na nossa escola, espera-se que os professores estejam disponíveis para chamadas viam Zoom durante o horário escolar normal. Isso permite que os alunos “se reúnam conosco” se tiverem alguma dúvida sobre suas tarefas. Além disso, nossa escola designou 2 professores para cada série para fazer breves check-ins individuais com os alunos a cada duas semanas.
  3. Chamada Criativa: Ocasionalmente, ao fazer a chamada, gosto de pedir aos alunos que respondam em uma palavra a uma pergunta em vez de dizer “aqui” ou “presente”. Vou fazer perguntas como “Qual é sua estação favorita?” ou “Você prefere pizza ou sorvete?” e usar a resposta deles para marcar sua presença.
  4. Jogos Virtuais: Existem vários sites de jogos online, como www.wordwall.net e www.baamboozle.com. Você pode escolher usar uma atividade existente ou criar a sua. O céu é o limite! Esses sites oferecem tanto serviços gratuitos, quanto pagos.
  5. Pesquisas: criar pesquisas pode ser uma ótima maneira de ouvir os pensamentos dos alunos sobre suas experiências na educação remota, estilos de aprendizagem e outras ideias que podem ajudá-lo a personalizar a sua forma de ensinar. Uma ferramenta interessante, com resultados em tempo real, é o www.mentimeter.com. Você monta a pergunta com antecedência, manda o link para a turma e, à medida que eles respondem, os resultados aparecem na tela.
  6. Aniversários: eu costumava fazer marcadores de páginas para os aniversários dos meus alunos, mas como estamos no ensino remoto, envio um e-mail para eles para lhes desejar um feliz aniversário. Você também pode mandar um cartão virtual, se quiser algo mais divertido.
  7. Mensagens de Vídeo: Quando ainda éramos novos no ensino remoto, postei um vídeo meu encorajando os alunos e deixando-os saber que eu tinha plena confiança em sua capacidade de superar os desafios. Desde então, meus alunos praticamente me imploraram para fazer mais vídeos como aquele. Foi muito bom ver o quanto isso significava para eles!
  8. Autobiografia de 6 Palavras: Esta é uma tarefa divertida para conhecer melhor os alunos e também para desafiá-los a considerar as partes mais importantes de suas vidas. Uma autobiografia não precisa incluir tudo o que uma pessoa já fez, apenas relacionamentos, eventos, escolhas, situações, viagens ou realizações marcantes. Para fazer esta atividade, os alunos precisam de uma folha em branco onde podem fazer uma tabela de 6 linhas e 2 colunas, conforme o modelo ao lado. Em uma das “caixas” eles escrevem uma palavra sobre as suas vidas, e na caixa ao lado eles podem expandir com uma explicação, descrição, ícone, símbolo, colagem, foto ou desenho. Faça isso num dia, e numa segunda oportunidade, os alunos compartilham as suas autobiografias durante a chamada de video. Eu adorei especialmente conhecer melhor os novos alunos e ver eles se conectarem com os alunos que já eram da turma, bem como descobrirem interesses mútuos.
  9. Mural Virtual: outra tarefa criativa que usei foi pedir aos alunos que contribuíssem com a decoração da sala de aula virtual da turma. Através do www.padlet.com você pode criar um mural virtual onde os alunos podem postar fotos, links, vídeos e músicas. Você pode configurar se os colegas podem curtir o que os outros postaram, bem como aprovar as publicações, evitando possíveis conteúdos inapropriados.

Espero que você encontre uma atividade que possa implementar para se conectar com seus alunos. Quando se ensina online, é preciso ser mais intencional para promover um senso de comunidade, mas é possível e vale muito a pena!



Christine Moussa
Professora na Santa Cruz Christian Learning Center
TeachBeyond América Latina

Tradução & Adaptação: Raphael A. Haeuser

 

Para um Momento Como Este (COVID-19)

Em função do atual momento em que vivemos, com medos e incertezas em relação ao COVID-19, o TeachBeyond Brasil criou este espaço de leituras para encorajamento da fé e como ponto de esperança para sociedade.

Posts recentes:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Didaquê


Fique em contato com a gente

Escritório Nacional: Av. Júlio de Castilhos, 1401 Sala 501 — 95010-003 — Caxias do Sul/RS

um ministério:

TeachBeyond Brasil